Mesa
Com Mário Medeiros, Raquel Barreto, Uirá Garcia. Mediação de Rachel Rezende e apresentação de Sergio Burgi.
Quando
Evento gratuito
Vagas limitadas.
Mais informações abaixo
IMS Rio
Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476 Gávea – Rio de Janeiro - RJ
A chegada do acervo fotográfico de Januário Garcia ao Instituto Moreira Salles é resultado do empenho conjunto com sua família e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/UNICAMP), centro de documentação e pesquisa voltado para a história dos movimentos sociais brasileiros, que passará a guardar o arquivo documental. O trabalho coletivo que se inicia pretende honrar o legado do grande fotógrafo, que dedicou sua vida a registrar a história da cultura e do pensamento afrodiaspórico no país.
Venha celebrar conosco e conhecer melhor o projeto, marco de um momento de empenho das instituições de memória por uma nova abordagem de pesquisa e disponibilização de imagens, mais inclusiva e participativa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Mário Medeiros
Professor do Departamento de Sociologia da Unicamp e diretor do Arquivo Edgar Leuenroth, é autor dos livros Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984) (2008) e A descoberta do Insólito: literatura negra e literatura marginal no Brasil (1960-2000) (2013), além de co-organizador de Polifonias marginais (2015) e Rumos do Sul: periferia e pensamento social (2018)
Raquel Barreto
Historiadora e pesquisadora, desenvolve pesquisa de doutorado na UFF a respeito do Partido dos Panteras Negras e as relações entre visualidade, política e poder. Seu mestrado tem como título Enegrecendo o feminismo ou feminizando a raça: narrativas de libertação em Angela Davis e Lélia Gonzalez. Participou do projeto de publicação independente dos livros das pensadoras Lélia González e Beatriz Nascimento, produzidos pela União dos Coletivos Pan Africanistas de São Paulo. É cocuradora das exposições Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, no IMS Paulista, e Vazar o invisível, na OM.art RJ.
Uirá Garcia
Filho de Januário Garcia, antropólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo, foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Davis. É autor do livro Awa Guajá: Crônicas de Caça e Criação (2022).
Rachel Rezende
Pesquisadora da imagem, é graduada em Jornalismo e mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com especialização em Antropologia da Imagem pelo NAI-UERJ (2002). Atua há 20 anos na realização de projetos documentais no campo das artes e do audiovisual. No Instituto Moreira Salles desde 2009, trabalha em curadoria, pesquisa e desenvolvimento de projetos da área de Fotografia.
Sergio Burgi
Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais na USP, tem mestrado em Conservação Fotográfica na School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte entre 1984 e 1991.
Quando
24/3/2023, sexta, 18h
Entrada gratuita
Lugares limitados. Entrada por ordem de chegada (sem distribuição de senhas).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS RIO ►
O uso da máscara é recomendado.