Idioma EN
Contraste

Carolina de Jesus: uma voz soberana

Exibição de filme e palestra

Com lena Pajaro Peres

Quando

14 de março de 2017, terça, das 15h às 19h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

No dia 14 de março, terça-feira, o IMS Rio celebra o aniversário da escritora Carolina de Jesus (1914-1977) com a exibição do filme Favela: a vida na pobreza (16 min.), de Christa Gottmann, seguida de palestra com a professora e pesquisadora Elena Pajaro Peres. O evento Carolina de Jesus: uma voz soberana acontece das 15h às 19h e tem entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes.

O filme é baseado no livro Quarto de despejo, estreia de Carolina na literatura. A história é protagonizada pela própria escritora e mostra seu cotidiano na favela do Canindé, onde morou durante três décadas, até o sucesso da publicação de sua obra. Após a exibição do documentário, haverá uma palestra com Elena Pajaro Peres a partir dos manuscritos de Carolina e da documentação histórica do período.


Sobre Elena Pajaro Peres

Formada em história pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seus estudos de mestrado e doutorado. Entre 2012 e 2016, foi pós-doutoranda na área de literatura no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, onde desenvolveu a pesquisa “Escrita proibida. Expressão romântica e diáspora africana nos manuscritos de Carolina Maria de Jesus”. A historiadora também foi teaching assistant na Universidade Harvard por três anos.


Sobre Carolina Maria de Jesus

Autora que estreou com retumbante sucesso editorial, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914. Do pouco que se conhece sobre sua infância, sabe-se que estudou no Colégio Allan Kardec, do Grupo Espírita Esperança e Caridade, na sua cidade natal. Depois de peregrinar com a mãe em busca de trabalho pelas cidades do interior paulista, Carolina chegou à capital do estado em 1947 e se instalou na favela do Canindé, de onde saía diariamente para trabalhar como catadora de papel.

Foto: Carolina Maria de Jesus, 18 de novembro de 1960. Detalhe de foto do Acervo UH/Folhapress


Como participar

Quando
14 de março de 2017, terça, das 15h às 19h

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.