Claudia Andujar por Ailton Krenak

Conversa na galeria

Quando

14 de fevereiro de 2019, quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar.

IMS Paulista

Galeria 3
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), escritor e líder indígena Ailton Krenak comenta o trabalho de Claudia Andujar e a luta contínua pelos direitos originários dos índios, como parte da programação relacionada à exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami.

A retrospectiva apresenta o trabalho da fotógrafa e ativista que dedicou a vida a estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A mostra, com imagens e documentos inéditos, reconta a transformação de um projeto fotográfico num marco da história visual e política do país.

Foto da projeção Genocídio do Yanomami: morte do Brasil, 1989/2018. Foto © Claudia Andujar

Sobre Ailton Krenak

Considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena no Brasil, Ailton Krenak participou da Assembleia Constituinte que produziu a atual Constituição Brasileira (1988), assegurando os direitos originários dos índios. É fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena, responsável por disseminar a cultura indígena. Em 2016, recebeu título honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde dá aulas de "Cultura e História dos Povos Indígenas" e "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais".

Vídeo


Como participar

Entrada gratuita, por ordem de chegada. Evento sujeito à lotação.


O que é Conversa na galeria

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


Exposição relacionada