No dia 18 de outubro (quarta-feira), às 19h, acontece um encontro com Lilia Schwarcz e Jonathas de Andrade entre as obras do artista na exposição Corpo a corpo que faz parte da série Conversas na galeria.
Feito a partir de uma pesquisa sobre raça e classe no Brasil rural realizada nos anos 1950 pela UNESCO, Jonathas produziu uma série de retratos de pessoas de várias partes do país, exibindo reações e poses variadas. Impressas em papelão barato, as fotografias remetem aos clichês visuais da antropologia e da publicidade, e nos fazem pensar sobre a relação que estabelecemos com imagens fotográficas.
Eu, mestiço está exposto na mostra Corpo a corpo, que exibe um recorte da produção brasileira contemporânea em fotografia, cinema e vídeo por meio de sete trabalhos desenvolvidos por artistas e coletivos em parceria com os curadores.
Sobre Jonathas de Andrade
Expôs recentemente no New Museum, Nova York (2017), The Power Plant, Toronto (2017), MoMA, Nova York (2017), Bienal de Sharjah (2017) e Bienal de São Paulo (2016 e 2010). Publicou Ressaca tropical (Ubu, 2016), entre outros.
Sobre Lilia Schwarcz
É professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Masp. Publicou Retrato em branco e negro (1987) e curou a exposição Histórias Mestiças (2014, com Adriano Pedrosa), entre outras.
Entrada gratuita, sujeita à lotação da galeria.
Mais informações pelo telefone (11) 2842.9120
A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte.