Corpo gráfico: figura e fundo

Atividade educativa

20 vagas, a partir de 6 anos

Parte de Família em foco

Quando

21 de outubro de 2018, domingo
Das 15h às 17h

Entrada gratuita

Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Ponto de encontro na Praça IMS
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Corpo-robô, Corpo-pássaro, corpo-flor, corpo-taça! Irving Penn criou composições únicas com os corpos de seus modelos. No Família em Foco deste mês, os participantes serão convidados a explorar as silhuetas nos retratos da exposição Irving Penn: centenário e realizar fotografias que os estimulem a compor novas formas com luz e sombra a partir de seus próprios corpos, ocupando de maneira lúdica os limites do enquadramento.

A exposição reúne o trabalho de quase 70 anos do fotógrafo norte-americano, que ficou amplamente conhecido por sua icônica produção de retratos. Influenciadas pelo gênero da natureza-morta, estas imagens provocavam o olhar dos leitores revelando, nas poses e no jogo de figura e fundo, as mais variadas formas. Como aponta a curadora Maria Morris Hambourg, “a partir de um mero esboço, Penn conseguia encarnar toda uma visão; a partir de uma linha, ele adivinhava uma figura; de um círculo, fazia um rosto atraente”.

Neste Família em Foco, os participantes poderão investigar juntos esta característica tão marcante da produção do fotógrafo, através de uma atividade lúdica de busca das formas presentes nos retratos expostos. Olhando através de cartões transparentes, cada grupo será instigado a procurar os encaixes das figuras gráficas camufladas nas poses dos modelos de Penn.

Após esta exploração, será proposta uma atividade no ateliê onde, como num jogo de tangram, os participantes construirão suas próprias formas, criando composições gráficas e enquadramentos inusitados. Também, utilizando o próprio corpo, irão experimentar poses para a produção de retratos. Estas fotografias serão no contra-luz, pensando nas silhuetas, na figura e no fundo. Por fim, serão levantadas questões referentes às escolhas, composições, enquadramentos e formas que permearam o encontro.

Dois guerreiros de Miyake, Nova York, 1998. Foto de Irving Penn © The Irving Penn Foundation

Como participar

Atividade gratuita.

20 vagas, a partir de 6 anos.

Para participar, é necessário fazer inscrição prévia até o dia 19 de outubro por meio de preenchimento de formulário.

O ponto de encontro é a Praça elevada do IMS Paulista (subindo as escadas rolantes). Há acesso de elevador para cadeirantes.

Mais informações: educativo.paulista@ims.com.br ou (11) 2842-9120.


O que é o Família em Foco?

Família em Foco é um programa de ações do IMS Educa para grupos familiares que explora as exposições em cartaz e o prédio do IMS Paulista. Promove a interação, convivência e aprendizagem de forma lúdica, entre adultos e crianças a partir de 6 anos.

Mais informações: educativo.paulista@ims.com.br ou (11) 2842-9120.


Exposição relacionada