Hora de Clarice 2018

Leitura

Com Clarice Niskier
Parte da série Hora de Clarice 

Quando

11 de dezembro de 2018, terça, às 20h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar.

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, a atriz Clarice Niskier faz leitura de crônicas da grande escritora brasileira, selecionadas por Eucanaã Ferraz. No roteiro, textos como Medo da eternidade, Carlatões, A matança de seres humanos: os índios, entre outros, são pontuados por vinhetas musicais compostas por Vitor Niskier Braga para a apresentação.

Clarice Niskier estreou no Teatro do Tablado, de Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro, com a peça Tambores na noite, de Bertold Brecht, com direção de Dina Moscovici, em 1980. Em seguida, atuou como protagonista na peça italiana Porcos com asas, com direção de Mario Sergio Medeiros. De lá pra cá, são mais de 40 espetáculos, entre eles, A Alma imoral, adaptação do livro homônimo de Nilton Bonder, em cartaz há 12 anos, com o qual ganhou o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2007. Em 1999, grávida, atuou no monólogo Clarice por Clarice, com textos de Clarice Lispector, roteiro e direção de Eduardo Wotzik. Atualmente, faz o monólogo A Lista, de Jennifer Tremblay, e prepara um novo trabalho, A esperança na caixa de chicletes Ping Pong, inspirado na obra poética de Zeca Baleiro.

Eucanaã Ferraz (1961) é poeta e publicou Sentimental, ganhador do Prêmio Portugal Telecom de Melhor livro de poesia de 2012. Seus livros de poemas, oito ao todo, foram reunidos em 2016 em um único volume pela casa da Moeda/Imprensa Nacional de Lisboa. Também escreve poesia para crianças, e sua última obra, Cada coisa, de 2016, recebeu o prêmio de Melhor Livro de Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É professor de Literatura Brasileira na UFRJ e consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.

Vitor Niskier Braga é aluno da Faculdade de Musica da Unirio e baterista do grupo de jazz Quartetinho.

Clarice Lispector, 1946. Foto de Bluma Wainer. Arquivo Clarice Lispector / Acervo IMS. Com sobreposição de recorte da crônica "Medo da eternidade", publicada no Jornal do Brasil em 6/6/1970 / Casa de Rui Barbosa.

Como participar

Entrada gratuita. Lugares limitados.

Distribuição de senhas 30 minutos antes. Limite de 1 senha por pessoa.

113 lugares


O que é a Hora de Clarice?

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site horadeclarice.ims.com.br


Conteúdo relacionado