O documentário Últimas conversas, de Eduardo Coutinho, ficou disponível gratuitamente nesta página de 5 a 10 de outubro de 2020, quando foi tema de uma conversa online reunindo Carlos Alberto Mattos, Jordana Berg e João Moreira Salles. O evento celebrou a abertura da exposição Ocupação Eduardo Coutinho no IMS Rio.
Eventos online. Grátis.
Não é necessário se inscrever antecipadamente.
Exibição do filme Últimas conversas
Disponível nesta página, de 5 a 10 de outubro de 2020.
Conversa
10 de outubro de 2020, sábado, às 18h.
A conversa aconteceu ao vivo pelo canal do IMS no YouTube e também poderá ser vista nesta página.
Carlos Alberto Mattos, Jordana Berg e João Moreira Salles vão conversar sobre o processo inesperado de finalização do filme Últimas conversas. Eduardo Coutinho morreu em 2014, antes que pudesse concluir a obra, tarefa que foi assumida por Jordana e João, amigos e colaboradores próximos. No documentário lançado em 2015, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre as suas vidas e expectativas para o futuro.
Carlos Alberto Mattos é crítico e pesquisador de cinema, autor de oito livros, o último dos quais é Sete faces de Eduardo Coutinho. É cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho. Escreve em carmattos.com e no portal Carta Maior.
João Moreira Salles é documentarista e editor da revista piauí. Dirigiu Santiago, Entreatos e Nelson Freire, entre outros.
Jordana Berg é editora. Editou vários títulos de Eduardo Coutinho, com quem trabalhou desde 1999, quando fez a montagem de Santo Forte – longa que lhe conferiu o prêmio de melhor montagem no Festival de Brasília. De 2010 a 2011, foi professora no curso de montagem da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Recebeu também o prêmio de melhor montagem no Festival do Rio 2011, pelo filme Marcelo Yuka: no caminho das setas (2011), de Daniela Broitman.
Últimas conversas
Ano: 2015
Duração: 85 min. aprox.
Idioma: Português
Formato da Tela: 16x9
Cor: Colorido
Classificação Indicativa: 12 anos
País: Brasil
Realizado a partir de entrevistas feitas por Eduardo Coutinho com jovens cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, Últimas conversas busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes.
Os pesquisadores Laura Liuzzi e Geraldo Pereira visitaram 12 escolas e realizaram pré-entrevistas com 97 adolescentes. Desses, 28 foram filmados por Coutinho, dos quais nove entraram no corte final. O diretor (morto em fevereiro de 2014, antes do início da montagem) chegou a ver todo o material filmado e deixou um caderno com anotações feitas a partir das transcrições das entrevistas. Últimas conversas foi editado por Jordana Berg, parceira de Coutinho desde Santo forte (1998), e a versão final é de João Moreira Salles, produtor deste e dos nove filmes anteriores de Coutinho.
“Um aspecto importante é a questão da autoria”, lembra Jordana. “Estávamos na frente de um material que havia sido dirigido, gestado, criado, idealizado pelo Coutinho, e agora éramos responsáveis por esse material. O quanto que a gente ia se apropriar desse lugar?”
“O que reparei, no material bruto, foi a extraordinária alegria dele em estar ali, cercado das pessoas com quem trabalhava, sempre o mesmo grupo, entrando em contato com pessoas que ele não conhecia” – acrescenta João – “e no fim, quando o personagem saía, já era ele inteiramente investido de paixão, de desejo, de conexão. Acho que ele mesmo não tinha consciência de como, mesmo num filme muito difícil, o fato de estar ali filmando era a conexão com a vida.”