Idioma EN
Contraste

Dia Drummond 2020

Curso + exibição de filmes

Para celebrar o nascimento de Carlos Drummond de Andrade

Quando

A partir das 18h do dia 30 de outubro de 2020, sexta

Eventos online | Grátis

Não é necessária a inscrição prévia. Mais informações abaixo.

Carlos Drummond de Andrade nasceu no dia 31 de outubro de 1902. Para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles criou em 2011 o Dia D – Dia Drummond –, que passou a fazer parte de seu calendário de atividades, bem como de muitas outras instituições culturais do país. Assim como os irlandeses (mas não só eles) festejam a vida do escritor James Joyce todos os anos no dia 16 de junho com o Bloomsday, a ideia é que os brasileiros homenageiem um de seus maiores poetas no dia de seu nascimento.

Em 2020, em vez das atividades nos centros culturais, o IMS apresentou uma programação inteiramente online, num total de 3 programas:

Carlos Drummond de Andrade

Drummond e a maquinação do mundo

Curso online
Três aulas com José Miguel Wisnik (aproximadamente 60 minutos cada aula).


Tradução simultânea em Libras e legendas automáticas em português.

A partir de seu magnífico ensaio A maquinação do mundo (Companhia das Letras, 2019) Wisnik nos apresenta em três aulas – fartamente ilustradas com imagens e reproduções de poemas – a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond; passa pelos quiprocós que resultaram na criação da Companhia Vale do Rio Doce e na sua consequente ação sobre o pico do Cauê, o que desencadeou a reação de Drummond em poemas, crônicas e textos jornalísticos de intervenção; a abordagem chega, enfim, ao exame do poema “A máquina do mundo”. As aulas combinam elementos vários e heterogêneos, nunca se limitando a ser uma verificação esquemática das correspondências entre o texto poético e os fatos históricos. Wisnik não deixa de observar, porém, a atualidade das duras críticas de Drummond, quando Itabira – mas também o Brasil e o mundo – se depara com as tragédias de Mariana e Brumadinho.

Aula 1 - FUTURO AÇO DO BRASIL

Aula 2 - MAQUINAÇÕES DA MÁQUINA

Aula 3 - A MÁQUINA SE RECOMPÕE

José Miguel Wisnik é ensaísta, músico e cantor, e professor de literatura brasileira na USP. Dentre seus livros publicados estão O som e o sentido, Sem receita: ensaios e canções e Veneno remédio: o futebol e o Brasil.


Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade

Exibição online de filme
Roteiro e direção de Eucanaã Ferraz, fotografia de Walter Carvalho.
Brasil | 2014, 65", Digital


O filme reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. É um retrato do poeta e do homem, reconstituído no filme com humor, ironia, emoção. Do nascimento à morte, um gênio de muitas faces: mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.


Consideração do poema

Exibição online de filme
Direção de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura, fotografia de Alexandre Wahrhaftig.
Brasil | 2012, 71", Digital

O filme reúne leituras de poemas de Drummond realizadas por poetas, escritores, compositores, atores, intelectuais e outras figuras públicas. Entre elas: Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque.


Como participar

O curso e os filmes estão disponíveis nesta página desde as 18h de 30 de outubro de 2020, sexta.

Eventos online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.


Drummond no acervo do IMS

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira do Mato Dentro (MG), nono filho do fazendeiro Carlos de Paula Andrade e de Julieta Augusta Drummond de Andrade. Menino introvertido e míope, fez os primeiros estudos na cidade natal e, em 1920, quando a família se mudou para a capital, Belo Horizonte, o jovem de então 18 anos logo procurou o Diário de Minas, no qual começou a colaborar no ano seguinte. Ali conheceu seus grandes amigos do futuro: os poetas Abgar Renault e Emílio Moura, os escritores Aníbal Machado e João Alphonsus e outros.


O que é o Dia Drummond?

 

Desde 2011, o IMS organiza o Dia D - Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902), passasse a integrar o calendário cultural do país.

A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site do Dia Drummond.


Na loja do IMS