Encontro de Formação com professores, agentes da cultura e saúde
Atividade educativa
Quando
17/6/2023, sábado, 9h às 12h30. Inscrição de 1 a 12/6.
Evento gratuito
Vagas limitadas.
Mais informações abaixo
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Nos anos 1970, a artista mineira Iole de Freitas (1945) trabalhou intensamente em sua produção a partir de processos experimentais que realizou em sua casa e ateliê situados, neste período, em Milão e Nova York. Muitos destes trabalhos foram produzidos através da linguagem fílmica e fotográfica. A mostra Iole de Freitas, anos 1970 / Imagem como presença apresenta um recorte fundante da obra da artista, o contexto no qual estava inserida, assim como trabalhos que possibilitam reflexões expandidas sobre a presença forte de produções de artistas mulheres no circuito de artes visuais e movimentos que, para alguns críticos e historiadores de arte, propõem uma ruptura aos paradigmas na arte vigente do período.
Realizado pela Área de Educação, o encontro é oferecido para professores e agentes da cultura e saúde, e propõe uma imersão na produção experimental de Iole de Freitas, através da mediação educativa nutrida por diálogos e desdobramentos pedagógicos a partir de reflexões críticas para práticas sociais. A subjetividade expressa nos trabalhos da artista é um convite para ampliar o repertório nos estudos e debates relacionados às questões de gênero, representação dos códigos impressos na corporeidade feminina e suportes artísticos.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Quando
17/6/2023, sábado, 9h às 12h30.
Atividade educativa no IMS Paulista
Grátis. Lugares limitados (40 vagas).
Encontro único, presencial.
Com certificado de participação.
Público: Professores, educadores, pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental e estudantes de áreas afins.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Encontro de Formação com professores, agentes da cultura e saúde é uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas presentes nas exposições do IMS, que combinam momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.
Outras atividades da série
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.
Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.