Entre a escuta radical de Eduardo Coutinho e a escuta transformadora de Paulo Freire
Encontro de formação com professores, agentes da cultura e da saúde
Atividade educativa
Quando
5/11/2025, quarta, 9h30 às 12h30.
Inscrição a partir de 24/10
Evento gratuito
Mais informações abaixo
IMS Poços
Poços de Caldas/MG
O encontro convida educadores a uma travessia entre arte e pedagogia, inspirada pela escuta radical de Eduardo Coutinho e pela escuta transformadora de Paulo Freire.
A partir de uma visita mediada à exposição Ocupação Eduardo Coutinho e de uma oficina prática imersiva, o encontro propõe vivenciar a escuta como gesto central da mediação pedagógica e da construção de vínculos de aprendizagem.
Entre a câmera e a sala de aula, entre o cinema e a educação, Coutinho e Freire nos ensinam que escutar é mais do que ouvir — é reconhecer o outro, dialogar, criar e transformar.
Em tempos que exigem práticas mais humanas, abertas e sensíveis, este encontro é um convite à reflexão e à experimentação de modos de educar que valorizem a palavra, a presença e a potência transformadora do diálogo.
Público: profissionais da educação formal e não formal, agentes da cultura e da saúde.

Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

Quando
5/11/2025, quarta, 9h30 às 12h30
Onde
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG
Entrada gratuita
Lugares limitados (40 vagas)
Público: Profissionais da educação formal e não formal, agentes da cultura e da saúde
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes
Uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas das exposições do IMS, combinando momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.
Outras atividades da série
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.
Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.
