Práticas pedagógicas na educação indígena
Encontro de formação com professores, agentes da cultura e da saúde
Atividade educativa
Quando
27/9/2025, sábado, 9h às 12h30. Inscrição até 12/9
Evento gratuito
Vagas limitadas.
Mais informações abaixo
IMS Paulista

A história, as tradições, os afetos, o cotidiano e a resistência do povo Paiter Suruí são narrados a partir de seus próprios vídeos e fotografias, reunidos pelo Coletivo Lakapoy, um grupo pioneiro de audiovisual indígena, compõe a exposição. São mais de 800 imagens feitas desde os anos 1970, quando as câmeras chegaram à Terra Indígena Sete de Setembro (RO/MT), constituindo um projeto de construção de acervo inédito, em parceria com a comunidade.
O encontro convida à visita mediada à exposição Paiter Suruí, Gente de Verdade. Um projeto do Coletivo Lakapoy seguida de roda de conversa com Jandira Para Mirim, Professora na CECI Jaraguá, que propõe a apresentação das práticas pedagógicas realizadas durante as aulas e como elas podem se comunicar com o ensino da cultura e história indígena nas escolas formais e em outros contextos de educação.
Público: professores; educadores; pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental; e estudantes de áreas afins.

Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Indígena Guarani Mbya, moradora da TI Jaraguá professora, conselheira e liderança das questões políticas da Terra Indígena do Jaraguá.
Quando
27/9/2025, sábado, 9h às 12h30
Onde
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados (40 vagas).
Encontro único, presencial, com certificado de participação.
Público: Professores, educadores, pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental e estudantes de áreas afins.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
As informações completas sobre datas e horários de abertura e fechamento de inscrições estão no formulário abaixo.
Uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas das exposições do IMS, combinando momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.
Outras atividades da série
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.
Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.
