Encontro de formação com professores, agentes da cultura e da saúde
Atividade educativa
Quando
Evento gratuito
ESGOTADO.
Mais informações abaixo
IMS Paulista
9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou reconstitui a cena cultural que, entre os anos 1910 e 1940, produziu e consolidou o samba urbano tal qual ficou conhecido no Brasil e no mundo. Foi Heitor dos Prazeres quem viu uma “África em miniatura” na comunidade afrodescendente que, instalada à margem do Rio de Janeiro branco e europeizado, produziu uma das mais decisivas revoluções estéticas do século 20. Por meio de gravações, obras, documentos e objetos dos acervos do IMS e de outras instituições, a exposição mostra ainda como, para além dos aspectos históricos, a complexa rede de solidariedade, espiritualidade e música formada naquele momento se espraia pela produção contemporânea, das escolas de samba e dos blocos, dos terreiros e dos quintais.
O encontro realizado pela Área de Educação é oferecido para professores e agentes da cultura e saúde, e propõe uma visita mediada à exposição, discutindo temas como o conceito de Pequena África, a diáspora negra, o racismo alicerçado na formação do Brasil e a efervescência cultural gerada a partir desses conflitos.
Conta também com uma proposta educativa em que participantes jogam Pequenas Áfricas em São Paulo, jogo que nasce da comemoração aos 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica. Pequenas Áfricas em São Paulo convida as pessoas a ampliar o conhecimento sobre os territórios negros da cidade, onde a cultura, a história e as tradições afro-brasileiras fincaram raízes.
Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.
Quando
18/11/2023, sábado, das 9h às 12h30
Onde
IMS Paulista
Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
ESGOTADO
Lugares limitados (40 vagas).
Encontro único, presencial, com certificado de participação.
Público: Professores, educadores, pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental e estudantes de áreas afins.
Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.
Uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas das exposições do IMS, combinando momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.
Outras atividades da série
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.
Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.