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Contraste

Fotografia, representação e relações étnico-raciais

Formação de professores

Atividade educativa

Parte da série Encontro de formação. Com Alexandre Bispo, Luisa Macedo e Mélanie Mozzer.

Quando

3/12/2025, quarta, 14h30 às 16h.

Inscrição a partir de 21/11

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

Rio de Janeiro

Rua Prof. Manuel Ferreira, 141 Gávea, Rio de Janeiro/RJ
Zafinate Suruí, Aldeia Apoena Meirelles, 2024. As histórias vividas pelos bisavós de Zafinate foram sempre contadas por Itabira, seu pai. O bisavô Moykabeáh ou Ikõr, que era o grande pajé, foi uma pessoa muito importante para o povo; com seus rituais espirituais, ele fazia a guarda da nação. Foto de Coletivo Lakapoy

Convidamos os professores da 2ª CRE a participarem do encontro formativo Fotografia, representação e relações étnico-raciais. O encontro propõe um espaço de ampliação de repertório artístico e cultural a partir da leitura de imagens, especialmente retratos e representações fotográficas de pessoas indígenas e suas possíveis articulações com a BNCC.

A metodologia se estrutura em formato de roda, privilegiando a horizontalidade e a troca de conhecimentos e experiências. Serão abordados os temas: retrato e representação na fotografia, que servem de base para o exercício de olhar um conjunto de imagens, e a criação de uma cartografia coletiva com aspectos que se considerem relevantes para aprofundamentos.

Os professores receberão cadernos de mediação cultural, desenvolvidos pela equipe de Educação, que oportunizam propostas e reflexões no âmbito da aprendizagem antirracista, contemplam a educação visual dos educandos - fortalecendo uma leitura de mundo crítica e sua capacidade de expressão - e a discussão de temas como memória e patrimônio.

No evento, serão sorteados catálogos das exposições: Paiter Suruí, Gente de Verdade. Um projeto do Coletivo Lakapoy, Luiz Braga – Arquipélago imaginário, Zanele Muholi: Beleza valente e Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou.

Esta ação integra a parceria entre a área de Educação do Instituto Moreira Salles (IMS) e a Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Que tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas no âmbito das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e é parte das estratégias de aproximação com a comunidade escolar que atende crianças e adolescentes das favelas da Rocinha e Parque da Cidade (entorno da sede do IMS Rio - Gávea).

Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

Parceria:


Participantes

Alexandre Bispo
Doutor e mestre em Antropologia Social - USP, bacharel e licenciado em Ciências Sociais - USP. Atualmente em estágio pós-doutoral - UFRJ. Pesquisador-bolsista do Lab de Pesquisa MAM-SP, 2024. Docente do Instituto Moreira Salles em São Paulo no qual trabalha com formação de professores. Atua com crítica de artes visuais, curadoria e educação cultural. Realizou entre outras, as exposições: Deborah Paiva - Janaína Torres Gal. SP-Arte Rotas Brasileiras 2025. Indiscretos, Casa Yara DW 2025. Ensaios de imaginação espacial - Janaína Torres Gal. SP-Arte 2025. Azul, individual do artista Crânio - Gal Luis Maluf, 2024. Somatória de forças, individual da artista Aline Bispo - Gal Luis Maluf, 2024. Pra vela não se apagar, individual do artista Guilherme S. Silva, Janaína Torres Gal, 2024. Margens de 22: Presenças Populares, Sesc SP, 2023. Medo, fascínio e repressão na Missão de Pesquisas Folclóricas – 1938 - CCSP 2015.Tem textos publicados em revistas como: Religião e Sociedade; Contemporary And, Zum, entre outras. Tem textos em catálogos entre os quais no CCSP, IAC Miami, IMS, Pinacoteca de SP. Co-autor entre outros de: O que fazemos quando encontramos uma imagem? (2025); Mulheres no ensino de arte no Brasil (2023); Arte Saberes Antropologia 2021 entre outros.

Luisa Macedo
Bacharel (UEMG) e mestre em Artes Visuais (UFRJ). Atua como educadora, pesquisadora da alimentação e realizadora audiovisual. Atualmente integra a equipe de Educação do Instituto Moreira Salles. Dirigiu Comida de Quintal e Comida de vós, curta-metragens exibidos em diversos festivais brasileiros e internacionais. Criou o projeto O cheiro do gosto, que contempla fotolivro e site sobre quintais urbanos que são territórios de resistência. Nos últimos anos, desenvolveu trabalhos fotográficos comissionados para a Biennale Arts Actuels e para o Sesc Carmo.

Mélanie Mozzer
Arte-educadora e curadora, cria de São Gonçalo, bacharel em Artes pela Universidade Federal Fluminense e integrante da equipe de Educação do Instituto Moreira Salles. Idealizou e dirige a Plataforma DEFLUXO, espaço de criação e investigação em artes visuais e educação, desenvolvendo uma prática que tenciona modos de produção de saberes e cria ambientes de escuta, onde corpos dissidentes possam imaginar coletivamente. Nos últimos anos trabalhou nas seguintes instituições: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, Casa das Artes Prof. Jerônymo Helter Barcellos, Museu de Arte do Rio de Janeiro e Casa França Brasil.


Como participar

Quando

3/12/2025, quarta, 14h30 às 16h

Onde

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Rua Prof. Manuel Ferreira, 141
Gávea, Rio de Janeiro/RJ

Entrada gratuita

Lugares limitados (30 vagas).
Encontro único, presencial, com certificado de participação.
Público: professores da rede pública e privada, em especial, professores da 2ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do Rio de Janeiro.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

As informações completas sobre datas e horários de abertura e fechamento de inscrições estão no formulário abaixo.


O que é o Encontro de formação?

Uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas das exposições do IMS, combinando momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.

Outras atividades da série

São Paulo   |   Rio de Janeiro  |  Poços de Caldas


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

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