Performances, sarau, shows, mesa de conversa, roda de samba, vivência e sessões de cinema compuseram a 4ª edição do evento concebido coletivamente por artistas, curadores, comunicadores e produtores de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Após dois anos de atividades virtuais devido à pandemia, a nova edição do Escuta evidenciou, em suas temáticas centrais, o encontro, a presença e a retomada, a partir de uma curadoria multilinguagem que dialoga com os conceitos do Festival: intergeracionalidade, distribuição de gênero e diversidade.
Programação
Sexta, 20/1/2023
Sábado, 21/1/2023
Domingo, 22/1/2023
Todos os dias
Curadoria
Música
Taísa Machado
Fundadora do Afrofunk Rio e diretora artística do laboratório Estude o Funk, contribuiu nos roteiros do documentário Quadro Negro e do curta Afrofunk 360. Atuou e codirigiu o espetáculo A Mulher que inventou a dança e foi comentarista no documentário Made in Honório, da Netflix.
Foto: Alex Reis
Literatura
Tom Grito
Pessoa não binárie, utiliza pronomes masculinos e neutros. Inventor de palavras, combinador de letras e incendiário de discursos. Pesquisador de utopias e tecnologias ancestrais, curador para acolhimento e sutura de violências sociais. Fundador de Slam das Minas RJ e Transpoetas.
Foto: Flávio Salgado
Performance
Renata Tupinambá
Jornalista, poeta, roteirista, curadora e produtora. Criadora da Originárias Produções e do Podcast Originárias. Integrante do Coletivo Útero Amotara Zabelê e Visibilidade Indígena, curadora adjunta do MASP e atuante na difusão das culturas indígenas por meio de projetos e etnocomunicação.
Cinema
Lorran Dias
Diretor de cinema, artista visual e curador com TV Coragem (2020) e Anarca Filmes (2014). Participou das seleções internacionais Apichatpong Weerasethakul's Creators Lab: Filming in the Amazon (Peru), Talents Buenos Aires 2022 (Argentina) e Gotebörg Film Fund 2021 (Suécia)
Foto: Lucas Affonso.
Mestre de cerimônias
Carol Dall Farra
Poeta, rapper, slammer, MC e graduanda em Geografia pela UFRJ. Melhor atuação do festival Mix Brasil pelo curta curta MC Jess. Participante da primeira batalha de slam no Rock in Rio 2019. Publicada no livro Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta.
(Foto de Laura Liuzzi/IMS)
O Escuta Festival de 2023 foi um enorme sucesso, um momento histórico para o Instituto Moreira Salles. Ao longo do final de semana um público grande e diverso, que ultrapassou 4 mil pessoas somando os três dias do evento, passou pelo IMS Rio para celebrar "variadas nuances de presenças, resistências e formas de construir", nas palavras de Viviana Santiago, coordenadora de Diversidade e Inclusão. Um mosaico de todas as atividades do festival pode ser admirado neste vídeo de Laura Liuzzi.