Conversa
Quando
4/12/2021, sábado, às 11h
Evento online e gratuito
Cinco artistas e produtores culturais da região metropolitana do Rio de Janeiro abordam em falas de seis minutos suas trajetórias, suas poéticas e seus percursos.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Bruna Pierrout
É cria do Complexo da Maré, estudante de Geografia e Fotografia. Participa do coletivo Planta na Rua RJ, da Coletivona e atua como educadora popular no território da Maré, onde mora. Já participou da cooperativa Despatronados e do coletivo de Entregadores Antifascistas.
Carol Dall Farra
Poeta, rapper, slammer e graduanda em Geografia pela UFRJ. Estrelou o curta Mc Jess, pelo qual recebeu o prêmio de melhor atuação do Mix Brasil, o maior festival LGBTQI+ da América Latina. Foi uma das poetas convidadas para realizar a primeira batalha de slam no Rock in Rio.
Foto: Rede Globo
Denilson Baniwa
Nasceu em Mariuá, Amazonas, é artista visual e comunicador. Sua trajetória se consolida como referência, rompendo paradigmas e abrindo caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.
Valéria Monã
É atriz, bailarina, coreógrafa e mestra de dança afro. É diretora de movimento dos espetáculos Oboró – Masculinidades Negras, Solano, Vento Forte Africano e A menina Akili e seu tambor falante – O Musical.
Foto: Robson Maia
Cine Taquara
Cineclube que há mais de quatro anos exibe nas ruas o cinema negro e independente, apresentações artísticas, oficinas, aulas públicas, ações de saúde e bem-estar com foco em imaginários decoloniais na comunidade, sobretudo a população negra, jovem e LGBTQIA+ da Zona Oeste carioca.
Quando
4/12/2021, sábado, às 11h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.
O Escuta Festival é um evento integrado por manifestações de artistas e agentes culturais de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Em sua terceira edição, a ser realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2021 no espaço virtual do Instituto Moreira Salles e na TV Coragem, busca refletir e colocar em questão as cenas artísticas contemporâneas, o acesso e a permanência ao trabalho dos artistas, trazendo para o centro da discussão os artistas periféricos como reinventores dos espaços reais e imaginários, além da esperança e do respeito à intergeracionalidade.
O festival foi concebido e realizado por uma curadoria coletiva de artistas e articuladores culturais, bem como por comunicadores e produtores de territórios da metrópole fluminense, para construir estratégias de articulação coletiva, formas de expressão, construção e manutenção de redes de apoio ao fazer artístico. A culminância deste processo pode ser vista, apreciada e experimentada na programação do Escuta Festival 2021.