Videoperformance + Roda de conversa
Quando
4/12/2021, sábado, às 14h
Evento online e gratuito
Lançamento da videoperformance Visão de cria, de Severo IDD e Isaque IDD, seguida de conversa com Morena Mariah, Eduardo Victor, Josiane Santana e mediação de Taisa Machado.
Compartilhamento de ideias sobre o futuro da produção cultural e artística online. Como artistas periféricos podem se manter produzindo nas redes, no contexto de micro e nano criadores, pensando uma produção consistente independente dos algoritmos. O universo das NFTs, o fortalecimento de comunidades e redes e, principalmente, como continuar atuando fora das telas.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
A performance irá relatar os fatos que fazem parte do cotidiano da vida na favela. Os medos, conflitos e até mesmo as perspectivas de quem mora nesses locais, em muitos momentos, são marcados e desenhados por ações violentas do Estado. Diante disso, traremos essa vivência em forma de arte.
Visão de Cria
Severo IDD e Isaque IDD
Dançarinos, líderes do Grupo Imperadores da Dança e educadores culturais. Dançarinos de destaque de grandes eventos como a abertura do Cerimonial Olímpico Rio 2016. Coordenam, junto ao Grupo Imperadores da Dança, projetos sociais como treinos de Passinho.
Foto: João Paulo
Escuta ON/OFF
Eduardo Victor
Criador de conteúdo digital e midiálogo. Aborda sua experiência como pessoa LGBT com deficiência. Compartilha com seus seguidores as questões, os desafios e aprendizados de ter uma deficiência menos visível. Hoje é a maior conta do Twitter de uma pessoa com paralisia cerebral.
Josiane Santana
Mãe, jornalista, fotógrafa popular, social media, comunicadora comunitária, feminista e cria do Complexo do Alemão. Faz parte do coletivo de fotógrafos Favelagrafia. Seus registros são focados na documentação fotográfica da vida cotidiana e cultural das favelas cariocas.
Foto: Stella Ribeiro
Morena Mariah
Mãe da Ayó, escritora, pesquisadora e podcaster. Especialista em Afrofuturismo, Cultura Afrodiaspórica e Estudos Culturais. Participou do TEDx e trabalha pela transformação através do Afrofuturo, projeto educativo com objetivo de expandir o conhecimento popular sobre o tema.
Quando
4/12/2021, sábado, às 14h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.
O Escuta Festival é um evento integrado por manifestações de artistas e agentes culturais de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Em sua terceira edição, a ser realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2021 no espaço virtual do Instituto Moreira Salles e na TV Coragem, busca refletir e colocar em questão as cenas artísticas contemporâneas, o acesso e a permanência ao trabalho dos artistas, trazendo para o centro da discussão os artistas periféricos como reinventores dos espaços reais e imaginários, além da esperança e do respeito à intergeracionalidade.
O festival foi concebido e realizado por uma curadoria coletiva de artistas e articuladores culturais, bem como por comunicadores e produtores de territórios da metrópole fluminense, para construir estratégias de articulação coletiva, formas de expressão, construção e manutenção de redes de apoio ao fazer artístico. A culminância deste processo pode ser vista, apreciada e experimentada na programação do Escuta Festival 2021.