O corpo nas sociedades modernas passou, na dimensão das ciências, por um processo de classificação. Isto se deu porque alguns corpos específicos passaram a ter valor estipulado, foram retirados da esfera da humanidade através de submissão pelo instrumento da separabilidade. Uma extensa teia de representações visuais sobre eles foi criada, afastando-os da estética e da dimensão dos afetos, o que tem provocado desde aquilombamentos e resistências indígenas, até a entrada de negros, indígenas e periféricos no sistema de arte visual, como uma espécie de manifestação por uma contravisualidade. O encontro promove no Escuta 5 uma troca com agentes das artes visuais de diversos territórios da metrópole, que manifestam a disputa pelo direito às imagens que os representam.
Elaine Rodrigues | DesignLinhadas
Designer (ESDI/UERJ) e mestranda em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). É co-fundadora da DesignLinhadas, estúdio criativo da Baixada Fluminense que pensa e cria projetos de design, arte ou cultura, com foco na valorização do repertório e identidade imagéticos da Baixada.
Instagram Elaine Rodrigues | Instagram DesignLinhadas
Osvaldo Eugênio | 2050
Profissional criativo que une arte, tecnologia e cultura para impactar o cenário contemporâneo. Idealizador do Studio Krya, curador do projeto Rios Reais e mentor de iniciativas como 2050 e Lado B. Vencedor do Venice TV Awards com "Verão de Boa".
Instagram Osvaldo Eugênio | Instagram 2050
Junior Negão | Paralela.22
Fundador da Ghetto Run Crew e do Centro Criativo Ghetto Colletiv, propõe iniciativas voltadas a empoderar o território periférico e a cultura suburbana, utilizando o esporte e a arte como ferramentas de expressão e retomada de espaços.
Instagram Junior Negão | Instagram Paralela.22
Affonso DaLua | Entidade Maré
Cria da Maré, artista multilinguagem, ativista LGBTQIAPN+, fotógrafo, videomaker, designer gráfico e pesquisador da performance imagética. Co-fundador e membro do Entidade Maré e coordenador, editor executivo, designer gráfico e diagramador do Jornal Maré de Notícias.
Instagram Affonso DaLua | Instagram Entidade Maré
Mediação
Renata Sampaio
Artista, educadora e curadora. Mestra em Artes Visuais pela UFPel. Se interessa pelos atravessamentos entre arte, educação e relações étnico-raciais. É curadora formativa da exposição Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro (RJ) e Gerente de Educação e Participação do MAM Rio.
Instagram Renata Sampaio
Quando
18/1/2025, sábado, 11h às 13h
Onde
MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Espaço: auditório
Rua Pedro Ernesto, 80
Gamboa - RJ
Entrada gratuita
Não é necessário inscrição antecipada.
O Escuta Festival é um evento integrado por manifestações de artistas e agentes culturais de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Foi concebido e realizado por uma curadoria coletiva de artistas e articuladores culturais, bem como por comunicadores e produtores de territórios da metrópole fluminense, para construir estratégias de articulação coletiva, formas de expressão, construção e manutenção de redes de apoio ao fazer artístico.