Idioma EN
Contraste

IMS Convida para conversar

Everlane Moraes, Juliana Antunes e Mulambö

Conversa

Reflexão e discussão crítica sobre obras produzidas para o programa IMS Convida. Apresentação de Kleber Mendonça Filho e mediação de Débora Butruce.

Quando

5/10/2021, terça, às 18h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook

O oitavo encontro da série IMS Convida para Conversar reúne as cineastas Everlane Moraes, Juliana Antunes e o artista visual Mulambö, artistas que revisitaram seus arquivos pessoais e produziram obras que abordam temas como sexualidade, família, ancestralidade, memória e rituais de vida e morte.

Entre abril e dezembro de 2020, o IMS comissionou 171 artistas, individuais e coletivos, para que produzissem projetos para o IMS Convida, um programa de incentivo à criação artística no âmbito das áreas da fotografia, do cinema, da música, da literatura, das artes visuais e do desenho gráfico. Um vasto acervo de trabalhos está disponível no site e nas redes sociais da instituição, constituindo um documento significativo desses tempos de pandemia.

O Convida é agora objeto do programa de encontros online de reflexão e discussão crítica IMS Convida para Conversar. Este novo encontro pretende refletir sobre arquivo e memória ao olhar para obras que se tornaram parte de um acervo ressignificando lembranças pessoais.

Em Trópico de Capricórnio, a diretora Juliana Antunes retoma fotos e vídeos de sua infância, na periferia de Itaúna, para refletir sobre os primeiros anos de descoberta e vivência da própria sexualidade como sapatão. Everlane Moraes convida o espectador a compartilhar um momento familiar em A gente acaba aqui, ao revisitar imagens do funeral de seu tio, dez anos antes. Com a colaboração de seus familiares, Mulambö desenvolve um trabalho em múltiplos suportes. Carta, vídeo, fotografias, ilustrações e uma ligação telefônica fazem parte de Corrente de retorno, obra que reflete sobre passado, presente e futuro de uma pandemia que, nas palavras do artista, "tem que passar, porque eu preciso pegar uma praia e um churrasco lá no canto da Vila".

A mediação do encontro será feita por Débora Butruce, preservadora audiovisual e curadora, idealizadora da Mostra Internacional de Filmes Domésticos. Kleber Mendonça Filho, cineasta e curador do Cinema do IMS, apresentará a conversa.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Vídeo


Sobre os participantes


Como participar


Sobre o Programa Convida