Idioma EN
Contraste

Fotografia em movimento

Edição e tratamento de imagens

A produção de fotografias adquire hoje um novo estatuto. Diverso dos tempos da fotografia analógica onde a execução da imagem, em geral, se concluía no laboratório, na fotografia digital o processo se estende às múltiplas possibilidades de intervenção onde o computador é o espaço de convergência. Fotografar é então produzir uma imagem, mas também dar continuidade ao trabalho na sua pós-produção cujo primeiro passo é a seleção das fotografias e posteriormente seu tratamento. Pensando nisso, em formar um pensamento fotográfico que antevê suas várias etapas, propõe-se a realização de curso introdutório de edição e tratamento de imagens em computador.

O objetivo deste curso é qualificar o fotógrafo iniciante e intermediário na seleção e tratamento de imagens, utilizando programas como Lightroom e Photoshop, tendo como objetivo finalizar fotografias e séries fotográficas com um padrão de qualidade adequado para diferentes saídas (internet, impressões).

Material necessário para o curso:
· Notebook
· Adobe Lightroom instalado no computador.
· Photoshop instalado no computador.
· Trazer na primeira aula o notebook com os programas instalados.
· Ter no computador uma pasta com os arquivos digitais das imagens.
· Trazer 14 a 20 imagens impressas em papel de modo a compor diferentes séries fotográficas.

Foto de Luciano Bernardino da Costa

Como participar

Quando
5 e 19 de outubro e 9 e 23 de novembro, sábados, das 14h às 18h

R$ 150, por 4 encontros.
14 vagas.

Professores da rede pública, estudantes, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento


Sobre Luciano Bernardino da Costa

Doutor pela FAU-USP na área de Projeto, Espaço e Cultural. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Ciências Sociais (1991) pela mesma universidade. É professor doutor, em regime RTC, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos (IAU-USP) e também professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Ministrou, durante 8 anos, cursos de fotografia no IMS Poços com sucessivas montagens de exposição a cada ano. Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Artes; Linguagem da Arquitetura e da Cidade, Fotografia e interações entre percepção e metrópole.


Programa

Encontro 1
Discutindo as fotografias e suas possibilidades de tratamento.
Princípios de uso do Adobe Lightroom. Organizando, selecionando e realizando os primeiros tratamentos.
Conceitos básicos relativos à imagem digital.

Encontro 2
Discussão de imagens tratadas.
Exercício de edição e impressão coletivo.

Encontro 3
Discussão de imagens tratadas.
Revisão e dúvidas de uso do Lightroom.
Princípios de uso do Photoshop como programa compartilhado.

Encontro 4
Discussão de imagens tratadas.
Exercício de edição em duplas.
Revisão e dúvidas do Lightroom e Photoshop.


Mais eventos

Mais IMS