Idioma EN
Contraste

Fotografia, ferrovia e cidade

Seminário

Com Alessandra Tavares, Glaucia Fraccaro, Eduardo Romero de Oliveira, Priscilla Alves Peixoto, Niuxa Dias Drago e Ileana Pradilla Ceron

Quando

4/7/2024, quinta, 13h30 às 17h00

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo.

Auditório do PROARQ-FAU-UFRJ

Av. Pedro Calmon, 550, sl. 445,

Ed. Jorge Machado Moreira,

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ

Em janeiro de 2024, o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram um acordo institucional para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dedicadas ao estudo de uma coleção fotográfica produzida por Marc Ferrez. O primeiro produto da parceria tem sido o desenvolvimento da disciplina “Documentação Fotográfica e Narrativa Curatorial” (2024.1), sediada no curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e aberta a estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo e História da Arte. Essa disciplina tem por objetivo estimular a interpretação de fotografias e a produção historiográfica. Além disso, busca trazer aportes para o desenvolvimento do ofício do curador na formação de arquitetos e historiadores de arte.

O seminário Fotografia, ferrovia e cidade é uma das atividades desenvolvidas no âmbito dessa disciplina. Tem por objetivo trazer olhares ainda inéditos para o estudo das séries fotográficas produzidas por Marc Ferrez durante a construção da ferrovia Central do Brasil em sua extensão para o subúrbio Rio de Janeiro, na virada dos séculos XIX e XX.

Com caráter transdisciplinar, o seminário abordará as relações estabelecidas entre o desenvolvimento da tecnologia fotográfica e uma dupla construção: a da rede de estradas de ferro e a do próprio subúrbio carioca. Buscará, ainda, estabelecer um olhar sensível às práticas sociais e culturais que aparecem deliberadamente ou implicitamente nas fotografias de Ferrez.

Com o apoio do Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU-UFRJ), que sediará o evento, contará com a contribuição de três reconhecidos pesquisadores - Alessandra Tavares (IPN/UNIFATEC), Glaucia Fraccaro (UFSC) e Eduardo Romero de Oliveira (UNESP) - e a mediação de Priscilla Alves Peixoto (UFRJ). Niuxa Dias Drago (UFRJ) e Ileana Pradilla Ceron (IMS) farão as apresentações institucionais.

O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e à comunidade interessada em fotografia, arquitetura e cidade.

Mais informações sobre o acervo Marc Ferrez no IMS.

Parceria:

 

 

Estrada de Ferro Central do Brasil. Máquinas nas oficinas de São Diogo, Km. 2, Rio de Janeiro, c. 1907. Negativo de vidro. Foto de Marc Ferrez. Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Gilberto Ferrez

Participantes


Como participar