Idioma EN
Contraste

Fotografia, ferrovia e cidade

Seminário

Com Alessandra Tavares, Glaucia Fraccaro, Eduardo Romero de Oliveira, Priscilla Alves Peixoto, Niuxa Dias Drago e Ileana Pradilla Ceron

Quando

4/7/2024, quinta, 13h30 às 17h00

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo.

Auditório do PROARQ-FAU-UFRJ

Av. Pedro Calmon, 550, sl. 445,

Ed. Jorge Machado Moreira,

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ

Em janeiro de 2024, o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram um acordo institucional para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dedicadas ao estudo de uma coleção fotográfica produzida por Marc Ferrez. O primeiro produto da parceria tem sido o desenvolvimento da disciplina “Documentação Fotográfica e Narrativa Curatorial” (2024.1), sediada no curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e aberta a estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo e História da Arte. Essa disciplina tem por objetivo estimular a interpretação de fotografias e a produção historiográfica. Além disso, busca trazer aportes para o desenvolvimento do ofício do curador na formação de arquitetos e historiadores de arte.

O seminário Fotografia, ferrovia e cidade é uma das atividades desenvolvidas no âmbito dessa disciplina. Tem por objetivo trazer olhares ainda inéditos para o estudo das séries fotográficas produzidas por Marc Ferrez durante a construção da ferrovia Central do Brasil em sua extensão para o subúrbio Rio de Janeiro, na virada dos séculos XIX e XX.

Com caráter transdisciplinar, o seminário abordará as relações estabelecidas entre o desenvolvimento da tecnologia fotográfica e uma dupla construção: a da rede de estradas de ferro e a do próprio subúrbio carioca. Buscará, ainda, estabelecer um olhar sensível às práticas sociais e culturais que aparecem deliberadamente ou implicitamente nas fotografias de Ferrez.

Com o apoio do Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU-UFRJ), que sediará o evento, contará com a contribuição de três reconhecidos pesquisadores - Alessandra Tavares (IPN/UNIFATEC), Glaucia Fraccaro (UFSC) e Eduardo Romero de Oliveira (UNESP) - e a mediação de Priscilla Alves Peixoto (UFRJ). Niuxa Dias Drago (UFRJ) e Ileana Pradilla Ceron (IMS) farão as apresentações institucionais.

O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e à comunidade interessada em fotografia, arquitetura e cidade.

Mais informações sobre o acervo Marc Ferrez no IMS.

Parceria:

 

 

Estrada de Ferro Central do Brasil. Máquinas nas oficinas de São Diogo, Km. 2, Rio de Janeiro, c. 1907. Negativo de vidro. Foto de Marc Ferrez. Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Gilberto Ferrez

Participantes

Alessandra Tavares
Doutora em História pela UFRRJ, professora da rede de Educação Básica do Rio de Janeiro e da pós-graduação em História da África e da diáspora africana do IPN - UNIFATEC. Em 2022, sua tese intitulada A escola de samba tira o negro do local da informalidade: Agências, associativismos negros a partir da trajetória de Mano Eloy (1930-1940) foi publicada pelo prêmio Arquivo Nacional. É bolsista de pós-doutorado da PRIP-USP.

 

Glaucia Fraccaro
Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autora da dissertação Morigerados e Revoltados: trabalho e organização de ferroviários na Central do Brasil e na Leopoldina, defendida em 2008 na Unicamp, lançou em 2018 Os direitos das mulheres – Feminismo e trabalho no Brasil, livro nascido de sua tese de doutorado.

 

Eduardo Romero de Oliveira
Livre-docente em Patrimônio Cultural pela UNESP (2019), é doutor em Filosofia pela USP (2003), mestre em História Social pela USP (1995) e bacharel em História pela Unicamp (1990). Desde 2004 atua como professor em graduação nos cursos de História (UNESP/FCL, campus de Assis, desde 2022) e Turismo (UNESP, campus de Rosana, 2004 a 2021), e também nos programas de pós-graduação em História (UNESP/FCL, campus de Assis, desde 2005) e em Arquitetura e Urbanismo (UNESP/FAAC, campus de Bauru, desde 2011).

 

Priscilla Alves Peixoto
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2007); especialista em História da arte e da arquitetura no Brasil pela PUC-Rio (2012); mestre e doutora em Urbanismo pela FAU-UFRJ (2013; 2018). Fez estágio doutoral na École nationale supérieure d’architecture Paris-Belleville (2016), foi professora convidada na Université Rennes 2 (2022) e realiza pós-doutoramento junto ao programa de História Social da UFRJ (2024). Atua como docente da FAU-UFRJ (desde 2018) e do programa de pós-graduação em Arquitetura da mesma instituição (PROARQ-FAU-UFRJ, desde 2021). É autora de capítulos de livros e artigos nas áreas de história do urbanismo e da arquitetura, com ênfase em historiografia, biografias intelectuais, acervos e história da crítica.

 

Niuxa Drago
Arquiteta e urbanista, professora do Departamento de História e Teoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutora em Artes Cênicas, autora do volume A Cenografia de Santa Rosa: espaço e modernidade (2014). Professora do programa de pós-graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU-UFRJ) e pesquisadora do Laboratório de Narrativas em Arquitetura (LANA-PROARQ) e do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (PPGAC-Unirio).

 

Ileana Pradilla Ceron
Nascida em Bogotá, Colômbia, vive no Rio de Janeiro desde 1983. É bacharel em Artes Cênicas pela Unirio, com especialização em História da arte e da arquitetura no Brasil e mestrado em História social da cultura, ambos pela PUC-Rio. Desde 2016 trabalha no Instituto Moreira Salles, onde é responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia. É coautora da coleção Palavra do Artista (Lacerda Editores/CAHO, 1998), livros de entrevistas com artistas plásticos brasileiros, e de Kant: crítica e estética na Modernidade (1999). Escreveu Marc Ferrez. Uma Cronologia da vida e da obra (2019) e Galeria de Artistas: Centro Empresarial Rio (1983-1990) (2021).


Como participar

Quando

4/7/2024, quinta, das 13h30 às 17h00

Onde

Auditório do Programa de Pós Graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU-UFRJ)
Av. Pedro Calmon, 550, sl. 445,
Ed. Jorge Machado Moreira,
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ

Entrada gratuita

Lugares limitados.
Não é necessária inscrição prévia.
Capacidade para público externo: 20 a 30 pessoas