Fotografia, racismo e antirracismo

Curso

Com Hélio Menezes

Parte de Cursos e oficinas 2019/2

Quando

12 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro de 2019, terças, das 19h às 21h

Ingressos

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Uma reflexão sobre as relações – ora admitidas, ora camufladas – entre fotografia e racismo, fornecendo um panorama histórico-antropológico. Privilegiando um olhar que põe em relevo questões raciais e sociais que permeiam a prática fotográfica, o curso buscará complexificar a proximidade entre fotografia e escravidão no Brasil oitocentista e analisar a produção de alguns importantes fotógrafos negros brasileiros, bem como ampliar o debate sobre fotografia, arte afro-brasileira contemporânea e práticas antirracistas, em diálogo com questões de identidade e representatividade.

O curso não exige conhecimento prévio sobre o tema.

Negras da Bahia. Bahia, c. 1885. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS
Negras da Bahia. Bahia, c. 1885. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS

Como participar

Quando
12 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro de 2019, terças, das 19h às 21h

R$200, pelos 4 encontros
45 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos


Sobre Hélio Menezes

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP, onde tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. Foi curador convidado da exposição Histórias Afro-atlânticas, do Masp, e da mostra de performances Eu não sou uma mulher?, no Instituto Tomie Ohtake. É curador de Literatura do Centro Cultural São Paulo.

Marc Ferrez por Hélio Menezes
O pesquisador foi convidado para uma conversa sobre um conjunto de imagens da escravidão e de retratos de tipos humanos realizadas por Marc Ferrez, cruzando antropologia, história e fotografia. O evento aconteceu em 18/6/19, no IMS Paulista, como parte da programação relacionada à exposição Marc Ferrez: Território e imagem.


Cursos e oficinas no IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.