Grupo de estudos
Curso
Com mediação de Lívia Aquino
Parte de Cursos e oficinas 2019/2
Quando
15 e 29/8, 12 e 26/9, 10 e 24/10, 7 e 21/11/2019, quintas, das 19h30 às 21h30
Ingressos
ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Biblioteca
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
A escrita dos fotógrafos e dos artistas será o ponto de partida para uma reflexão acerca da documentação, produção e procedimentos que envolvem diferentes práticas da fotografia. Por conta do amplo espectro temporal que será estudado, buscaremos pensar a história da própria fotografia dentro dessa perspectiva textual que revela narrativas, dúvidas, intenções, escolhas e processos nem sempre presentes na crítica – abrindo a possibilidade, portanto, de um diálogo estreito entre o artista/fotógrafo e o público.
ESGOTADO (lista de espera disponível).
Quando
15 e 29 de agosto, 12 e 26 de setembro, 10 e 24 de outubro, 7 e 21 de novembro de 2019, quintas, das 19h30 às 21h30
R$100, pelos 8 encontros
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos
15 vagas
É artista, pesquisadora e professora. Coordena a pós-graduação em fotografia da Faap. É autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo, publicado com apoio do Prêmio Marc Ferrez.
15/8: Escritos de artistas e fotógrafos, uma introdução
29/8: Berenice Abbott, “A fotografia em uma encruzilhada” (1951)
12/9: Robert Smithson, “Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey” (1967)
26/9: Victor Burgin, “Olhando fotografias” (1977)
10/10: Jeff Wall, “Gestos” (1984) e “Fotografia e inteligência líquida” (1989)
24/10: Tacita Dean, “Desaparecimento do mar” (1996) e “Kodak” (2006)
7/11: Hito Steyerl, “Em defesa da imagem ruim” (2007)
21/11: David Claerbout, “O silêncio da objetiva” (2016)
Bibliografia
ADORNO, Theodor. “O ensaio como forma”. In: Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2012.
ALYS, Francis. Numa dada situação. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
CALLE, Sophie. Histórias reais. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
CARVAJAL, Rita. Tacita Dean: a medida das coisas. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2013.
CLAERBOUT, David. “O silêncio da objetiva”. In: ZUM, revista de fotografia, São Paulo, n. 14, abr. 2018.
COOPER, Thomas e HILL, Paul. Diálogo con la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2015.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
FONTCUBERTA, Juan. Estética fotográfica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
GISI, Juliana. 60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos. Curitiba, autopublicado, 2015.
KOTZ, Liz. Words to be Looked: Language in 1960s Art. Londres: The MIT Press, 2010.
MOHOLY-NAGY, László. Pintura, fotografia, cine. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
OROZCO, Gabriel. Fotogravedad. Cidade do México: Alias, 2014.
RAMOS, Nuno. Ensaio geral: projetos, roteiros, ensaios, memória. Rio de Janeiro: Globo, 2007.
SANDER, August. “A fotografia como linguagem universal. In: ZUM, revista de fotografia, São Paulo, n. 3, out. 2012.
SMITHSON, Robert. “Hotel Palenque”. In: ZUM, revista de fotografia, São Paulo, n. 2, abr. 2012.
SMITHSON, Robert. “Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey”. Espaço e Debate, v. 23, n. 43-44, jan.-dez. 2003.
STEYERL, Hito. “Em defesa da imagem ruim”. Serrote, Rio de Janeiro, n. 19, 2015.
TRACHTENBERG, Alan. Classic Essays on Photography. New Haven: Leet’s Island Books, 1980.
WALL, Jeff. Fotografia e inteligência líquida. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.
Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.