O Coordenador de Fotografia do IMS Sergio Burgi receberá neste encontro o pesquisador e curador de exposições Marcio Seligmann-Silva para uma conversa sobre a exposição Flieg.Tudo que é sólido.
Tendo como base a teoria da técnica nas obras de Walter Benjamin e de Vilém Flusser, a conversa abordará a vasta obra fotográfica de Hans Gunter Flieg. Traçando paralelos entre a obra do fotógrafo e o pensamento dos dois autores, também se destacará a noção benjaminiana de campo de ação lúdico e a tese flusseriana que associa as novas imagens técnicas e seu universo ao desafio da conquista da liberdade para além do fascismo e do totalitarismo. Tanto em Benjamin como em Flusser trata-se de pensar em uma arte-técnica emancipadora, como pode ser o caso da fotografia e das imagens técnicas, inclusive digitais, tomadas como objetos pós-industriais.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Marcio Seligmann-Silva
Doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale, professor titular de Teoria Literária na UNICAMP, pesquisador do CNPq e curador de exposições. É autor de, entre outras obras, Ler o Livro do Mundo (1999) — vencedor do Prêmio Mario de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional em 2000 —, Adorno (2003), O Local da Diferença (2005) — vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária 2006 -, Para uma crítica da compaixão (2009), A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (2009), A virada testemunhal e decolonial do saber histórico (2022), Passagem para o outro como tarefa. Tradução, testemunho e pós-colonialidade (2022), Walter Benjamin e a guerra de imagens (2023). Foi professor visitante em Universidades no Brasil, Argentina, Alemanha, Inglaterra e México. Foi curador, entre outras, das exposições: Hiatus: memória da violência ditatorial na América Latina (Memorial da Resistência), MemoriAntonia: Por uma memória ativa a serviço dos Direitos Humanos (Centro Universitário Maria Antônia), Marcelo Brodsky: Exílios, Escombros, Resistências (Museu Judaico de São Paulo).
Sergio Burgi
É coordenador de fotografia do IMS e curador da exposição Flieg. Tudo que é sólido.
Quando
21/2/2023, quarta, às 19h
Onde
IMS Paulista
Galeria 1 - 6º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte.