Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice 2019

Desde 2011, o Instituto Moreira Salles organiza o projeto Hora de Clarice. Trata-se de uma programação realizada anualmente para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector (10 de dezembro).

Neste ano, no IMS Poços, haverá uma atividade organizada pela equipe de educação, em parceria com o professor de literatura brasileira Sérgio Roberto Montero Aguiar. Intitulado No raiar de Clarice Lispector, o evento acontece no dia 10 de dezembro (terça-feira), das 9h às 11h30, é gratuito e aberto ao público.

Aguiar conversará com o público sobre o artigo “Clarice Lispector: A conferencista e o direito de narrar – Inovação, segundo Antonio Candido: a aventura, o risco, a procura e a aproximação”, escrito pela pesquisadora Nádia Battella Gotlib, professora aposentada da USP. No texto, Gotlib discute as perspectivas do crítico literário Antonio Candido a respeito do primeiro livro de Clarice, Perto do coração selvagem, além de outros temas.

Em seguida, o educativo conduzirá uma visita mediada pela exposição Antonio Candido em Poços de Caldas, em cartaz no centro cultural. A mostra reúne fotografias, livros e documentos pertencentes ao acervo pessoal do intelectual, recentemente doado pela família ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

A escritora Clarice Lispector.

Sobre Sérgio Roberto Montero Aguiar

Graduado em Letras Espanhol pela Universidade de São Paulo (1986) e Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo (1992). É mediador do projeto Panorâmicas Literomusicais, do Clube de Leitura e Salve o compositor popular do IMS Poços.


Como participar

Quando
10 de dezembro de 2019, terça, das 9h às 11h30.

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.


Sobre a Hora de Clarice

Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.


Mais eventos

Mais IMS