Leitura performatizada
Com Mariana Lima. Parte de Hora de Clarice 2019
Quando
10 de dezembro de 2019, terça, às 20h
Entrada gratuita
IMS Rio
Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ
O IMS Rio promoverá, às 20h, a leitura performatizada de um texto inédito, criado e interpretado pela atriz Mariana Lima, a partir das adaptações para o teatro de obras de Clarice Lispector por Fauzi Arap. O dramaturgo – falecido há sete anos – estreou em 1965 com Perto do coração selvagem (Paixão e vida: Clarice), versão para os palcos de três livros da escritora, que acompanhou a montagem da peça. A amizade entre ambos e as parcerias que realizaram dali em diante foram o ponto de partida para Mariana Lima, que vem trabalhando nos últimos anos com a escrita clariceana. Além do texto citado, o espetáculo inclui a adaptação teatral de A paixão segundo G.H. e fragmentos do livro autobiográfico Mare nostrum, em que Fauzi Arap conta episódios de sua relação com a grande escritora.
Atriz de cinema e televisão, encenou, em 2002, A paixão segundo G.H., um dos mais importantes romances de Clarice Lispector, adaptado para teatro por Fauzi Arap; em 2009, idealizou e atuou em A mulher que matou os peixes, livro de Clarice voltado para o público infantojuvenil.
Quando
10 de dezembro de 2019, terça, às 20h
Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.