Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice 2022

Filme + conversa

Exibição do curta-metragem Perto de Clarice, seguida de conversa

Quando

10/12/2022, sábado, às 18h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações abaixo.

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476 Gávea – Rio de Janeiro - RJ

No dia 10 de dezembro, o IMS Rio celebra o dia do nascimento de Clarice Lispector. Neste ano, iremos apresentar, em única exibição, o filme curta-metragem Perto de Clarice, de João Carlos Horta, de 1982, em nova versão digitalizada, a partir do original em 35mm preservado pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv).

O filme inicia com a oração fúnebre hebraica e imagens do velório e do enterro de Clarice Lispector, repleto de amigos e familiares, no Cemitério Comunal Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, um dia após o Shabbat do ano de 1977. E termina com Clarice dizendo para a câmera da televisão: “Agora eu morri, vamos ver se eu renasço de novo”.

Tendo em vista o número expressivo de jovens leitores, traduções em língua estrangeira e estudos dedicados a sua obra, podemos dizer que nesses 45 anos que se seguiram à sua morte, Clarice vem renascendo – “de novo” – muitas vezes. No próximo dia 10, mais uma vez, o Hora de Clarice será celebrado em várias partes do mundo, em sua memória. A escritora completaria 102 anos.

Durante os doze minutos do curta-metragem, em torno da presença, em imagem e som, de Clarice (em raro registro audiovisual para a TV Cultura meses antes de sua morte) se juntam depoimentos em off de amigos como Hélio Pellegrino, Nélida Piñon e do filho Paulo Gurgel Valente; leituras de trechos de sua obra por Ana Cristina Cesar; tomadas do Leme, bairro onde a autora viveu e morreu no Rio de Janeiro. Esses e outros fotogramas emocionalmente pontuados, aqui e ali, pela música de Chopin e pelo canto de Caetano Veloso.

Após a exibição do filme, haverá uma conversa entre a escritora Heloisa Buarque de Hollanda, que esteve envolvida na realização do filme e é viúva do diretor, e Teresa Montero, autora da mais recente biografia da escritora, À procura da própria coisa (Rocco, 2021), intermediada pelo consultor de literatura do IMS, o poeta Eucanaã Ferraz.

Cenas do filme curta-metragem Perto de Clarice, de João Carlos Horta, 1982

Conversa


Sobre o filme

O curta-metragem Perto de Clarice, de João Carlos Horta, de 1982, será exibido em nova versão digitalizada, a partir do original em 35mm preservado pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv). O documentário aborda aspectos da personalidade e da alma da escritora Clarice Lispector, lembrada por ocasião da sua morte em depoimentos de amigos, colegas e parentes. Os depoimentos são intercalados por trechos de uma entrevista que Clarice concedeu a uma emissora de televisão.

Imagem: cartaz do Filme Perto de Clarice, de João Carlos Horta


Participantes

Eucanaã Ferraz
Poeta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou diversos livros de poemas, entre eles, Sentimental, com o qual ganhou o prêmio Portugal Telecom (atualmente Oceanos), em 2013. Também escreveu livros para o público infanto-juvenil e organizou obras de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes. Desde 2010, é consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, onde organiza publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos.

Heloisa Buarque de Hollanda
Professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Escreveu e organizou diversos livros, entre eles, 26 poetas hoje (1998), Cultura e participação nos anos 60 (1982) e Ana Cristina César – Correspondência incompleta (1999).

Teresa Montero
Doutora em Letras pela PUC-Rio. Autora de À procura da própria coisa. Uma biografia de Clarice Lispector (Rocco, 2021). Idealizadora e guia do passeio O Rio de Clarice, que virou livro publicado pela Autêntica em 2018. Assina o roteiro de Clarice Lispector. A descoberta do Mundo em parceria com a diretora do documentário, Taciana Oliveira. Organizadora e colaboradora de diversas obras da escritora para a editora Rocco como Minhas queridas e Todas as cartas.


Sobre Clarice Lispector

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.


O que é Hora de Clarice ?

Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.


Como participar

Quando
10/12/2022, sábado, às 18h

Evento gratuito
Entrada por ordem de chegada
Lugares limitados

 

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS RIO ►

O uso da máscara é recomendado.