Retrato e reinvenção da fotografia de moda
Curso
4 aulas com Patricia Kiss
Parte da série Sobre clássicos
Quando
3, 10, 17 e 24 de outubro de 2018, quartas, das 19h às 21h
Inscrição
R$200 (inteira) e R$100 (meia). Vendas pelo Eventbrite.
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Este curso apresenta e discute aspectos fundamentais do trabalho revolucionário dos fotógrafos norte-americanos Irving Penn e Richard Avedon. Tanto no retrato como na fotografia de moda, sua obra atravessou o século XX, organizando-se entre a construção do imaginário e a concretude do comportamento. Penn abordou a imagem fotográfica com o olhar do artista visual, expandindo seu potencial criativo ao buscar novos aportes na economia de efeitos, na simplificação das formas e na precisão geométrica. Avedon, ao trabalhar com a experimentação de novos ângulos de captura e buscar a máxima expressão do corpo de seus modelos, foi essencial na delimitação de novas tendências para a fotografia e para a abordagem do feminino.
Inscrições até a primeira aula.
4 aulas, R$200. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto.
É designer e fotógrafa, doutora em artes visuais pela Unicamp, com tese sobre a fotografia de moda de Otto Stupakoff. Leciona na PUC-SP e é pesquisadora de processos de criação nas artes.
1) Irving Penn e Richard Avedon no contexto da fotografia de moda de meados do século XX: a ação inaugural e a participação ativa dos dois fotógrafos na construção e desenvolvimento de uma visualidade da moda.
2) A construção de um fotógrafo de moda, as influências artísticas e a identidade pictórica da fotografia de Irving Penn.
3) Dos cenários ao fundo neutro: a poética fotográfica, o caráter peculiar e a intensidade das imagens de Richard Avedon.
4) Diversidade e complementaridade entre Irving Penn e Richard Avedon, o legado dos fotógrafos para a cultura visual do século XX e a influência permanente na produção das imagens de autores recentes.
Esta série de cursos visa ao estudo da obra de fotógrafos ou grupos que tiveram importância vital na história da fotografia.