J. Carlos e o ofício do ilustrador

Oficina

Com Rafael Campos Rocha

Parte de Cursos e oficinas 2019/2

Quando

11, 18 e 25/9 e 2, 9 e 16/10/2019, quartas, das 14h30 às 17h

Ingressos

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

J. Carlos foi um dos maiores artistas gráficos brasileiros de todos os tempos. Nesta oficina, com partes teóricas e práticas, buscaremos aprender com sua obra, que pode ajudar o artista gráfico iniciante ou experiente a entender o próprio trabalho e desenvolvê-lo de forma inédita e pessoal.

Pré-requisitos: Idade mínima de 13 anos.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caderno de desenho e caneta.

Desenho para publicação em Careta, 8/5/1948. J. Carlos / Coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha / Acervo IMS
Desenho para publicação em Careta, 8/5/1948. J. Carlos / Coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha / Acervo IMS

Como participar

Quando
11, 18 e 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro de 2019, quartas, das 14h30 às 17h

R$300, pelos 6 encontros

12 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos


Sobre Rafael Campos Rocha

É roteirista, cartunista e ilustrador, tendo publicado em veículos como Folha de S.Paulo, piauí e 451, além de várias publicações especializadas em quadrinhos. Recebeu os prêmios Society for New Design e Europa Newspaper Award por pelo seu trabalho na Folha.


Programa

1) O que é uma ilustração? Rápida explanação sobre os limites e possibilidades dos artistas gráficos desde o Renascimento europeu até os dias de hoje, culminando com J. Carlos e sua herança nas artes gráficas brasileiras. Exercícios de ilustrações a partir de um tema pré-determinado.

2) Desenho e destino. Explanação teórica sobre desenho, forma e função nas artes gráficas. As alternativas para um desenho fora do cânone perspectivo, a mudança de paradigma do desenho no modernismo ocidental e os novos paradigmas para a arte e a comunicação no mundo contemporâneo. Exercícios de desenho de observação, somados ao desenho livre.

3) J. Carlos e as artes gráficas do início do século XX. Uma exposição do cenário das artes gráficas do início do século XX e os três principais artistas brasileiros do momento: J. Carlos, Belmonte e Calixto. Exercício: pequena vinheta ilustrada no estilo de cada um dos três grandes nomes do período.

4) A era do funcionalismo. Um panorama das artes gráficas do início do século XX e seus principais artistas. O lugar de J. Carlos no panorama mundial das artes gráficas. O paradoxo entre o industrialismo do meio e o artesanato do artista e intelectual da arte. Exercícios práticos de diagramação, composição e design de material impresso e produzido pelos próprios alunos.

5) Pensando letras. Os maiores e mais importantes designers e criadores de letras. J. Carlos como um dos maiores designers de letras do país. Como se cria um logotipo e o que é identidade visual. Exercício: criação de um logotipo para um tema específico e, depois, a criação do próprio logotipo como designer e ilustrador.

6) Lamparina e os quadrinhos de J. Carlos. Nas histórias em quadrinhos de J. Carlos – que é também um dos maiores cartunistas da história do país –, design, narrativa e desenho livre se adaptam e se potencializam em uma escala poucas vezes vista no mundo. Exercício: criação de uma história de uma página. A história será pensada em um todo orgânico, com letras, desenho e diagramação desenvolvidas individualmente.


Exposição relacionada


Cursos e oficinas no IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.