Estudo compartilhado a atualidade de Lima Barreto
Monólogo
Quando
15 de dezembro de 2019, domingo, das 15h às 16h
Entrada gratuita
Lugares limitados. Mais informações em Como participar
IMS Rio
Cobogó
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ
A obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, rica e diversa, se apresenta como indispensável para os nossos dias, propiciando rica discussão sobre o papel do negro na literatura e a forma como nossas complexidades existenciais lidam com as dificuldades e barreiras que nos são impostas em todos os setores da sociedade, dadas as diferenças sociais, raciais e religiosas, barreiras estas criadas pelos próprios homens que lutam para mantê-las ou para combatê-las. A palavra nós foi escolhida para fazer parte do titulo deste espetáculo servindo tanto ao desejo de revelar a complexa teia em que se apoia o racismo estrutural brasileiro, e suas consequências sem precedentes nas subjetividades de cada indivíduo, quanto ao propósito de aproximar de nosso dia-a-dia um célebre autor, por vezes ignorado.
O objetivo deste espetáculo é celebrar a literatura brasileira através de um autor negro, cuja obra ainda é pouco utilizada como referência nacional.
Mais atual do que nunca Lima criou obras para discutir o racismo, escreveu artigos em defesa das mulheres, criticou nossa forma de se curvar diante dos modismos internacionais em detrimento dos hábitos e costumes de nossa matriz cultural e como amanuense da
secretaria da guerra, fez diversas críticas ao funcionalismo público. As questões que servem de base para as inúmeras discussões sobre a obra de Lima Barreto e todo o histórico de desgraças íntimas e degradações pessoais que viveu, formam diversos nós em um grande emaranhado que pretendemos manusear durante este processo para quem sabe descobrir os caminhos de como desatar alguns deles.
Leandro Santanna e Márcia do Valle – roteiro
Márcia do Valle – direção
Leandro Santanna – intérprete
Paulo Cesar Medeiros – iluminação
Marcelo Viégas – produção executiva e direção de arte
Rosekeli Alves – figurino
Maestro Marcelo Palhares – trilha sonora
Daniel Barboza – fotos
Beá Meira – arte final
Produção – Companhia Teatral Queimados Encena
Quando
15 de dezembro de 2019, domingo, das 15h às 16h
Entrada gratuita, sujeita à lotação. 15 lugares.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa
Encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio e seus atravessamentos acontecem no IMS Rio nos dias 13, 14 e 15/12. O evento reúne arte, ativismo e periferia para fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.