Oficina
Com Gabi Di Bella
Parte de Cursos e oficinas 2019/2
Quando
7, 14, 21, 24 e 28 agosto e 4 de setembro de 2019, quartas, das 19h às 21h30
Ingressos
Esgotado (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Como a aura de glamour em torno da figura do fotojornalista acabou levando a diversos enganos e até à criação de um fotógrafo fake, que conseguiu ludibriar veículos de mídia? Esta oficina propõe um olhar e uma análise da história do fotojornalismo a partir de um questionamento sobre a verdade na fotografia. Alinhado a isso, cada participante produzirá uma breve história/ensaio fotojornalístico.
Observação: Haverá uma saída fotográfica no sábado, 24 de agosto, das 14h30 às 17h.
Pré-requisitos: Os participantes devem ter um conhecimento fotográfico básico, dispor de uma câmera fotográfica ou de um celular que permita ajustes manuais e ter domínio técnico sobre o aparelho.
Materiais necessários: Os alunos serão estimulados a apresentar suas fotos em papel (tamanho 10 x 15 cm). As imagens poderão ser apresentadas digitalmente com projetor.
Esgotado (lista de espera disponível).
Quando
7, 14, 21, 24 e 28 agosto e 4 de setembro de 2019, quartas, das 19h às 21h30
R$300, pelos 6 encontros.
12 vagas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
É fotojornalista e iniciou sua carreira nos jornais de Porto Alegre, onde cobriu a Copa do Mundo e o desastre da Boate Kiss. Mudou-se para São Paulo em 2015, para trabalhar na Folha de S.Paulo. Atualmente faz mestrado, em que estuda o fenômedo das fake news, e atua como freelancer, desenvolvendo projetos pessoais e colaborando com veículos como National Geographic e The Intercept.
1) Fotografia: o início, uma criação que já tem sua autoria questionada. O imigrante francês Hercules Florence e a pesquisa de Boris Kossoy. Os primeiros documentaristas do meio urbano e os primeiros ensaios fotográficos para jornais e revistas.
2) As diferenças entre ensaio e pauta. Como funciona esse sistema dentro das redações e como é a produção da fotografia para a grande mídia O que diferencia os trabalhos fotográficos jornalísticos dos pessoais.
3) Os primeiros questionamentos. Fading Away, de Henry Peach. O fotojornalista como o herói aventureiro e desbravador do mundo desconhecido. O caso da foto do soldado morrendo na Guerra Civil Espanhola de Robert Capa e outros contos.
4) Saída fotográfica: criar duas histórias (uma verdadeira e outra falsa) com fotos, um ensaio e uma pauta.
5) Análise dos ensaios e pautas produzidos. Como a internet mudou o fluxo das redações e como isso afeta o mercado do fotojornalismo e o mercado da fotografia em geral.
6) Como a fotografia pode mentir. Likes valem mais que o conteúdo? Casos modernos de fotógrafos e fotos históricas que sofreram releituras. A obra de Joan Fontcuberta. O caso do fotógrafo fake Edu Martins, que enganou diversos veículos de mídia.
Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.