Oficinas de férias no IMS Paulista 2019

Oficinas

Relacionadas à fotografia e à produção de materiais gráficos

Quando

Nos meses de janeiro e fevereiro

Como participar

Consultar informações para cada atividade

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, o IMS Paulista oferece quatro oficinas de férias relacionadas à fotografia e à produção de materiais gráficos. As atividades vão desde desde uma introdução aos princípios fundamentais da arte até a manipulação química no papel fotográfico, passando pelas narrativas em quadrinhos e pelas imagens capturadas pelo celular. Confira a programação!


Fotografia: Princípios (intensivo)

Oficina

Com Celina Yamauchi

Quando

15 /1 a 1/2, de terças a sextas, às 19h; no sábado, 2/2, haverá aula das 14h30 às 17h

Como participar

Inscrições pelo Eventbrite
Lambe-lambe, Vale do Anhangabaú, São Paulo, c. 1970. Detalhe de foto de Jorge Bodanzky / Acervo IMS

Uma introdução ao universo da fotografia para interessados em conhecer seus princípios conceituais e técnicos. Em aulas expositivas e práticas, aborda assuntos como a formação da imagem na câmera obscura, os materiais fotossensíveis e os ajustes básicos das câmeras. Os participantes devem trazer uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais.


Quimigrama

Oficina

Com Raquel Moliterno

Quando

15 a 18 de janeiro, das 16h30 às 19h

Como participar

Inscrições pelo Eventbrite
Quimigrama © Raquel Moliterno

A proposta desta oficina é criar imagens por meio de manipulação química no papel fotográfico preto-e-branco. Utilizando apenas o princípio básico da fotografia – luz que modifica a matéria fotossensível – é possível criar imagens alternando substâncias que revelam e fixam o papel fotográfico. A prática permite refletir sobre a contribuição da matéria na criação da imagem fotográfica.


Desenho e narrativa

Oficina

Com Rafael Coutinho

Quando

22 a 24 de janeiro, terça a quinta, das 14h30 às 17h

Como participar

Inscrições pelo Eventbrite
Foto de Cecilia Aragoni Schiavo

A oficina propõe novas formas de se entender as histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade, começo, meio e fim, o virtuosismo e a busca por um estilo maduro. O objetivo principal é a reflexão do que constitui a gênese de uma história. Após uma introdução histórica e teórica, grupo produzirá uma série de histórias curtas, sempre com o enfoque em um aspecto da construção narrativa: imagem, enredo e roteiro, ritmo, diálogo – partindo de conversas, diálogos entre os alunos, jogos e o espaço ao redor.


Fotografia com celular

Oficina

Com Daniela Cordeiro

Quando

29 a 31/1 e 1/2/2019, terça a sexta, das 14h30 às 17h

Como participar

Inscrições pelo Eventbrite
© Daniela Cordeiro

A oficina de fotografia com celular tem como objetivo capacitar os interessados a utilizarem a câmera do celular para produção fotográfica. Serão abordados os princípios básicos do manuseio da câmera e os conceitos fundamentais para produção de imagens no celular, como captura, composição, enquadramento, luz, sombra, edição e compartilhamento.