[embranquecimento na música popular]
Atividade educativa
Quando
Entrada gratuita
IMS Paulista
Estúdio - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Neste encontro, os participantes poderão conhecer o processo de musicalização de Pixinguinha, compreendendo a constituição do Choro como gênero musical e o embranquecimento na música popular brasileira do início do século XX. Por meio da audição de composições e da mediação de elementos do conjunto biográfico do músico, propõe-se analisar questões raciais relativas ao contexto e refletir sobre a apropriação dos ritmos de matriz africana na atualidade.
Pré-requisito: Atividade destinada a educadores em geral e professores das redes pública e particular, de nível básico e superior, estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais.
O maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho [1897-1973], o Pixinguinha, foi um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu arquivo pessoal está sob a guarda do IMS desde 2000 e é composto por documentos pessoais, medalhas, troféus, álbuns com recortes de jornal, fotos, roupas, registros de memória oral, a flauta e um lote de aproximadamente mil conjuntos de partituras com arranjos feitos por ele.
Quando
21 de novembro de 2019, quinta-feira, das 18h30 às 21h30
Entrada gratuita. 20 vagas.
Necessário fazer inscrição prévia até 19/11 por meio de [email protected]
Pré-requisito: Atividade destinada a educadores em geral e professores das redes pública e particular, de nível básico e superior, estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais.
Com certificado de participação
Mais informações: (11) 2842-9120
O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.
Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.