Tradução digital da cor luz
Oficina
Quando
3, 10, 17 e 24/4, 8 e 15/5, quartas, das 19h às 21h30
Inscrições
Vendas no Eventbrite. Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Uma apresentação dos conceitos básicos da impressão digital a jato de tinta através da criação de um ensaio fotográfico. A atividade abrange todas as etapas do processo de impressão, desde a calibragem de monitores, preparação de arquivos, perfilamento de impressoras e tiragem de provas. Ao longo da oficina, os participantes desenvolverão seus ensaios fotográficos estudando a obra de artistas relevantes para o meio, como Luigi Ghirri, Claudia Andujar, Saul Leiter e outros.
Pré-requisitos
Os participantes devem ter a prática da fotografia consolidada e conhecimento básico de Photoshop.
Material necessário
Trazer na primeira aula uma sequência de fotografias digitais (arquivos e impressões) de própria autoria para futura edição de ensaio.
6 encontros
R$ 300
12 vagas
Vendas pelo Eventbrite e na bilheteria do IMS Paulista.
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
É artista plástico, fotógrafo e pesquisador. Tem graduação e mestrado em artes visuais pelo IA-Unesp e é doutorando em artes na ECA-USP sob orientação de João Luiz Musa. Desde 2008 ministra cursos e workshops sobre história da fotografia, processos de criação e técnicas fotográficas de impressão. Sua atuação profissional abrange programas de educação formais (Cogeae-PUC-SP) e não formais (Sesc-SP)
1) Apresentação da oficina e do grupo participante. Conceitos básicos de imagem digital: formatos de arquivo, faixa dinâmica (dynamic range), profundidade de bits, espaços de cor e escala de cinza. Estudo de alguns ensaios de Luigi Ghirri. Nesta primeira aula os participantes deverão levar 2 fotografias impressas em minilab no tamanho 10x15 cm.
2) Observação das provas impressas em minilab com escalas, calibragem de monitor, ambientes de visualização de provas. Discussão sobre os trabalhos do grupo. Estudo das obras de Saul Leiter e Joel Meyerowitz.
3) Análise de alguns tipos de papel para impressão digital em jato de tinta e suas possibilidades plásticas. Construção de um perfil de cor para impressão a jato de tinta por meio do espectrofotômetro. Impressão de provas em jato de tinta. Estudo das obras de Rinko Kawauchi e William Eggleston.
4) Impressão de provas em jato de tinta e acompanhamento dos trabalhos do grupo. Reflexões acerca do processo de edição e articulação de imagens. Estudo das obras de Claudia Andujar e Carlos Moreira.
5) Impressão de provas em jato de tinta e acompanhamento dos trabalhos do grupo. Estudo da obra de Klavdij Sluban e Daido Moriyama.
6) Análise e discussão sobre os resultados das impressões dos participantes e fechamento.