Quando novos corpos, territórios e vozes chegam no sistema das artes
Conversa
Quando
13 de dezembro de 2019, sexta, às 16h
Entrada gratuita
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ
Artistas de diversas periferias da metrópole do Rio, realizadores em várias linguagens, falam para artistas, jornalistas e professores que, a partir de diálogos traçados, realizam perguntas ao final da mesa.
Quem fala: Taisa Machado, Dandara Vital, Otávio Júnior e Big Jaum.
Quem escuta: Ivana Bentes, Fred Coelho, Rosângela Rennó, Batman Zavareze.
Mediação: Marcus Faustini
Taisa Machado - Artista multilinguagem e criadora do Afrofunk Rio, plataforma de idéias e ações para o movimento funk com foco em equidade racial e de gênero é um nomes da nova geração de empreendedoras culturais do país. Dirigiu e atuou no espetáculo A Mulher que inventou a Dança, co-escreveu o Marco Referencial de Ações e Metodologias Descolonias para o Grupo SESC, faz parte do time de apresentadoras do programa Querendo Assunto. Apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro e por toda produção artística da periferia escreve textos sobre o assunto além de incendiar as pistas de dança da cidade sob o codinome de DJ Garota.
Dandara Vital - Natural de Niterói (RJ), iniciou sua formação artística com Celina Sodré no projeto "Damas em Cena". Dandara Vital é atriz do Studio Stanislavski desde 2008 e fundadora do Coletivo Transarte. Atuou em diversas peças como "TransTchecov", “A pedra de Suelí”, "Dandara através do espelho", e dirigiu o espetáculo "Mostra, Prostituta, Bichinha - Os sonhos de Waldirene". Ao longo de seus nove anos de atuação nos palcos, Dandara mantém a decisão de sublinhar a manutenção da travestilidade no corpo, como forma de preservação, resistência e diferenciação do seu trabalho de atriz - memória, estratégia e sobrevivência. Em sua trajetória, recebeu o prêmio na categoria Melhor Atriz de 2011 no “Troféu Claudia Celeste, promovido pela Astra Rio.
Otávio Júnior - Otávio Júnior é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral. Fundador e coordenador do projeto Ler é 10 – Leia Favela, que inclui a abertura de bibliotecas no Complexo do Alemão. Trabalha na área cultural desde 1998 e atualmente desenvolve programas e atividades para o fomento da leitura entre os jovens das favelas do Rio de Janeiro. Em 2011 publicou seu primeiro livro “O Livreiro do Alemão”.
Big Jaum - João Baptista, conhecido como Big Jaum, é Videomaker, Produtor de Cinema e Videoclipe, Comediante e Morador de Guadalupe. Apesar de passear por diversas áreas, tem seu destaque em suas produções para internet, principalmente em videoclipes de Rap.
Ivana Bentes - Ivana Bentes é pesquisadora e professora de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho 2019. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil de janeiro de 2015 a maio de 2016. É autora dos livros Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas (Mauad X, 2015), Avatar: O Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais, com Erik Felinto (Sulina, 2010), Glauber Rocha: cartas ao mundo (Companhia das Letras, 1997) entre outros. Seus principais temas de pesquisa são: estética, cinema, audiovisual, novas mídias, midiarte, ativismo, política, pensamento contemporâneo, imaginário social, cultura digital, redes e tecnologias da comunicação. É pesquisadora 1D do CNPq. É Pro-Reitora de Extensão da UFRJ desde julho de 2019.
Fred Coelho - Fred Coelho é pesquisador, escritor e professor de literatura do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.
Rosângela Rennó - Formada em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997). Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Produz fotografias, instalações e objetos por meio da utilização de imagens fotográficas de arquivos públicos e privados, abordando questões acerca da natureza da imagem, seu valor simbólico e seu processo de despersonalização.
Batman Zavareze – Bacharel em Comunicação Visual, diretor da empresa 27+1 Comunicação Visual começou na MTV Brasil em 1991 e trabalhou com Olivero Toscani na Fabrica/ Italia no período de 98 a 1999. Nos últimos 27 anos trabalha com projetos multidisciplinares ligados a imagem. É idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade desde 2005, uma das plataformas culturais mais importantes de arte do Brasil, com reconhecimento internacional.
Mediação - Marcus Faustini - É cineasta, escritor e diretor teatral. Em 2011 fundou a Agência de Redes para Juventude, programa que capacita jovens de origem popular para produzirem seus próprios projetos de empreendedorismo no lugar onde vivem. É também fundador da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Escreveu o livro “Guia Afetivo da Periferia” e dirigiu o longa “Vende-se Esta Moto”, que recebeu o prêmio especial do júri na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2017.
Quando
13 de dezembro de 2019, sexta, às 16h
Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa
Encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio e seus atravessamentos acontecem no IMS Rio nos dias 13, 14 e 15/12. O evento reúne arte, ativismo e periferia para fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.