Idioma EN
Contraste

São Paulo e suas memórias

Um ensaio entre a palavra e a imagem

Atividade educativa

Para profissionais em exercício e educadores de instituições culturais

Quando

10 de maio de 2018, quinta, das 18h30 às 21h30

Entrada gratuita

Inscrição prévia até 9/5/2018 por meio de educativo.paulista@ims.com.br

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Praça Roosevelt #3, 2014. Fotografia de Mauro Restiffe / São Paulo, fora de alcance, projeto realizado pelo IMS

Sobre a atividade

O que vemos quando caminhamos pela cidade? Quais memórias afetivas são construídas e ativadas ao percorrer por São Paulo? O que se transforma? O que se mantém? Nesta atividade, os participantes serão convidados a visitar as exposições São Paulo, três ensaios visuais e São Paulo, fora de alcance: Mauro Restiffe. Será proposta uma reflexão sobre as memórias pessoais e coletivas evocadas a partir das mostras.

Em seguida, será apresentada uma seleção de textos de autores que compõe o acervo literário do IMS, bem como de outros escritores que de alguma maneira expressam sua relação e pensamentos sobre a cidade. Será sugerida a leitura de trechos de poemas, músicas, cartas e diários, que abordam diferentes épocas e contextos da cidade de São Paulo.

Após a leitura, os participantes serão convidados a relacionar os textos às imagens, estabelecendo conexões poéticas e reflexivas tomando a percepção da cidade de São Paulo como ponto de partida. Fazendo um paralelo à constante construção e destruição da cidade, relação entre apagamento e memória, a prática será composta por um exercício de apropriação e intervenção nos textos apresentados, considerando a exclusão de frases e palavras para a transformação dos sentidos e significados dos textos.


Como participar

Atividade destinada a profissionais em exercício e educadores de instituições culturais. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia até 9 de maio por meio de educativo.paulista@ims.com.br

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício 
Vagas também para educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (11) 2842-9120 ou educativo.paulista@ims.com.br


O que é o Encontro com Professores?

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.


Mais eventos

Mais IMS