Fotografias de Mauro Restiffe
Exposição
Entrada gratuita
De 14 de abril a 26 de agosto de 2018
IMS Paulista
Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Horário
Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
Contato
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. A exposição São Paulo, fora de alcance, que abre dia 14 de abril no IMS Paulista, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.
As 19 obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.
Curadoria
Thyago Nogueira
Na Internet
saopauloforadealcance.ims.com.br
#SaoPauloForaDeAlcance
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br
De 14 de abril, às 11h, a 26 de agosto de 2018.
Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
IMS Paulista
Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Acompanhe imagens relacionadas à exposição na hashtag #SaoPauloForaDeAlcance no Instagram
#saopauloforadealcance
Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo, em 1970. Formou-se em cinema pela Faap e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel. Expôs no Rio de Janeiro em 2006, na galeria Laura Marsiaj.



















Não há eventos previstos.
Veja as fotos da exposição no IMS Paulista.






Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo, realizadas em caminhadas pelo bairro da Luz em 2012 e por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera.
112 páginas. Formato: 29 x 22 cm.
Preço: R$ 89,90









A exposição São Paulo, fora de alcance, com fotografias de Mauro Restiffe, esteve em cartaz no IMS Rio entre 8 de junho e 28 de setembro de 2014.
Página da exposição São Paulo, fora de alcance no IMS Rio.
Sobre os acervos
Acervos
Biblioteca de Fotografia
Capaz de abrigar 30 mil itens, a Biblioteca de Fotografia do IMS pretende incentivar a pesquisa e colaborar com a popularização da fotografia como linguagem. O acervo é composto principalmente por publicações de e sobre fotografia, além de seus desdobramentos em diversas áreas.
Acervos
Walther Moreira Salles
O acervo, que reflete a trajetória pessoal e institucional de Walther Moreira Salles, abrange um período de aproximadamente 100 anos (1905-2006) e reúne quase 30 mil itens, entre documentos textuais, coleção de livros e revistas; aproximadamente 5 mil fotografias e 100 objetos.