São Paulo, fora de alcance

Fotografias de Mauro Restiffe

Exposição

Encerrada
De 14 de abril a 26 de agosto de 2018

IMS Paulista

Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Horário

Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Contato

(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br

Apresentação

Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. A exposição São Paulo, fora de alcance, que abre dia 14 de abril no IMS Paulista, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.

As 19 obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.

Curadoria

Thyago Nogueira

Na Internet

saopauloforadealcance.ims.com.br
#SaoPauloForaDeAlcance

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

De 14 de abril, às 11h, a 26 de agosto de 2018.

Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

IMS Paulista
Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

 

Acompanhe imagens relacionadas à exposição na hashtag #SaoPauloForaDeAlcance no Instagram

#saopauloforadealcance


Sobre Mauro Restiffe

Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo, em 1970. Formou-se em cinema pela Faap e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel. Expôs no Rio de Janeiro em 2006, na galeria Laura Marsiaj.


Obras


Vídeos


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Montagem no IMS Paulista

Veja as fotos da exposição no IMS Paulista.


Conteúdo Relacionado


Catálogo

São Paulo, fora de alcance

Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo, realizadas em caminhadas pelo bairro da Luz em 2012 e por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera.

112 páginas. Formato: 29 x 22 cm.
Preço: R$ 89,90


Itinerário da exposição

A exposição São Paulo, fora de alcance, com fotografias de Mauro Restiffe, esteve em cartaz no IMS Rio entre 8 de junho e 28 de setembro de 2014.

Página da exposição São Paulo, fora de alcance no IMS Rio.

Exposição encerrada.


Sobre os acervos

Mais IMS