Sarau organizado por cinco tradicionais coletivos culturais de São Paulo: Poetas do Tietê, Poetas Ambulantes, I Love Laje, Poesia É da Hora e Bodega do Brasil, que têm em comum o empenho em levar a poesia a todos os cantos da cidade, misturando em seus saraus poesia periférica, popular, canônica, música e cordel.
Entrada gratuita com lugares limitados.
Poetas do Tietê
Atuam desde 2008 desenvolvendo projetos como o sarau de rua Poesia na Faixa e o Sarau Asas Abertas, dentro de unidades prisionais.
Poetas Ambulantes
Realizam intervenções poéticas com saraus e distribuição de poemas em ônibus, trens e metrô.
Sarau I Love Laje
Espaço de incentivo à leitura de poesia no Campo Limpo que atravessa o rio, fazendo a ponte entre a cultura da periferia e o Centro da cidade.
Poesia é da hora
Projeto sociocultural que há mais de seis anos organiza, produz e realiza saraus mensais e itinerantes com o povo de rua de São Paulo.
Sarau Bodega do Brasil
Encontro de cultura popular em diversas linguagens: literatura, teatro, poesia, dança e música.
Nos últimos anos, o Encontro Estéticas das Periferias tem mobilizado inúmeros espaços culturais nas áreas periféricas da capital paulistana, a partir do experimentalismo artístico.
Para reafirmar que a produção artística das quebradas não pode ser definida como algo único e homogêneo, o nome do encontro é definido no plural e sua diversidade está expressa em seus eixos curatoriais: produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente e futebol e cultura.
Em 2018, o IMS Paulista participa com uma série de eventos relacionados ao encontro.