Idioma EN
Contraste

Estéticas das Periferias

Nos últimos anos, o encontro Estéticas das Periferias tem mobilizado inúmeros espaços culturais nas áreas periféricas da capital paulistana, a partir do experimentalismo artístico.

Para reafirmar que a produção artística das quebradas não pode ser definida como algo único e homogêneo, o nome do encontro é definido no plural e sua diversidade está expressa em seus eixos curatoriais: produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente e futebol e cultura.

Em 2018, o IMS Paulista participa com uma série de eventos relacionados ao encontro.


Programação

Amigas do samba

Formado em 2011 por mulheres de diferentes idades, o grupo busca incentivar a participação feminina no samba. 

Negra: a centralidade da arte contemporânea

Subvertendo a concepção do que é periferia e de quem são seus atores, este debate, que reúne profissionais com diferentes perspectivas sobre o campo da arte, propõe-se a discutir a centralidade negra na arte contemporânea.

Samba poética

Experimento poético que mescla palavra cantada e falada, samba e spoken word, o espetáculo reúne, em formato intimista, musicalidade negra e literatura marginal periférica.

Saraus e poesia de rua

Sarau organizado por cinco tradicionais coletivos culturais de São Paulo que têm em comum o empenho em levar a poesia a todos os cantos da cidade, misturando em seus saraus poesia periférica, popular, canônica, música e cordel.

Batekoo

Esse movimento cultural é fruto do rap, hip hop, funk carioca, R&B, trap, urban, kuduro, reggae e demais estilos musicais relacionados à cultura negra. A festa conta com a presença de três DJs para animar a pista com música ligada à diáspora africana e performers.


Como participar

Entrada gratuita. Lugares limitados.

Ver mais informações em cada evento.


Mais eventos

Mais IMS