Idioma EN
Contraste

Territórios, identidades e dialogias musicais

Encontro 4 – Silêncio! Silenciamentos e apagamentos da população negra

Encontro

Com Kelly Adriano, o grupo No Chão do Terreiro e a Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco. Mediação de Tadeu Kaçula

Quando

10/3/2024, domingo, às 14h

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Segundo a práxis sociológica do pensamento marxiano do professor Clóvis Moura (1925-2003), a exploração do homem pelo homem é um fenômeno social que dá sustentação ao sistema capitalista. Para o professor, no Brasil o sistema de exploração do homem pelo homem ocorreu durante todo o processo colonial onde os povos das diásporas africanas foram escravizados, explorados e desumanizados, o que na visão do intelectual tratava-se de um capitalismo primitivo. Mesmo com o advento da lei Áurea promulgada no dia 13 de maio de 1888, o sistema escravista ainda operou em grande escala nos anos seguintes à abolição. Além disso, o Estado brasileiro criou uma série de medidas institucionais e jurídicas para inviabilizar a inclusão social, econômica e cultural da população preta no projeto de nação que estruturou a identidade étnico social do povo brasileiro, em especial no período pós abolição.

Para aprofundar este tema, convidamos a Antropóloga Kelly Adriano que falará com mediação de Tadeu Kaçula, além da roda de samba com grupo No Chão do Terreiro e a Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Vídeo


Participantes


Repertório


Ficha técnica


Como participar


Eventos da série Territórios, identidades e dialogias musicais