Idioma EN
Contraste

Territórios, identidades e dialogias musicais

Encontro 1 - Vai cuidar de sua vida! As rodas sagradas do universo negro brasileiro

Encontro

Com Tata Nkisi Katuvanjesi, projeto No Chão do Terreiro e Dona Duda Ribeiro. Mediação Tadeu Kaçula

Quando

29/10/2023, domingo, às 11h

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

A gira de abertura dos encontros reflexivos sobre o legado cultural dos povos das diásporas africanas propõe um debate acerca dos valores simbólicos e religiosos que orientam a cosmovisão das rodas de resistência do universo negro brasileiro. O candombe, a capoeira e o samba formam um conjunto de símbolos étnicos que imprimiram algumas das marcas que dão a identidade social do povo brasileiro.

As formas de organização social presentes nessas rodas sagradas do universo negro brasileiro nos ensinam sobre respeito, afeto, aquilombamento e manutenção dos valores culturais e simbólicos contidos em falas e saberes ancestrais transmitidos através das oralidades das Mam'etus, Tat`etus, Ialorixás, Babalorixás, Mestres e Mestras de Capoeira, bem como de Matriarcas e Baluartes do samba paulista.

Para debater este tema, contaremos com a participação de Tata Nkisi Katuvanjesi - Ilabantu Inzo Tubanci e mediação de Tadeu Kaçula, além da gira musical com o projeto No Chão do Terreiro e Dona Duda Ribeiro.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Vídeo


Participantes


Repertório


Ficha técnica


Como participar


Eventos da série Territórios, identidades e dialogias musicais

Como parte da programação relacionada à exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou e à ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo, Tadeu Kaçula propõe uma série de Giras que combinam rodas de samba e conversas sobre aspectos tradicionais e contemporâneos da experiência negra.

Vai cuidar de sua vida! As rodas sagradas do universo negro brasileiro | Encontro 1
IMS Paulista | 29/10/2023

Awê, Meu Irmão Café. Territórios Banto no interior de São Paulo | Encontro 2
IMS Paulista | 3/12/2023