Organizado em parceria com a Academia Brasileira de Letras, Um baile para Lygia comemora a vida e a obra de Lygia Fagundes Telles. Além de transitar à vontade entre o romance e o conto, a escritora participou ativamente do cenário político durante a ditadura militar. Essa trajetória será o tema da conversa do dia 11 de maio, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr, entre a acadêmica Ana Maria Machado, a agente literária Lúcia Riff e a pesquisadora Elizama Almeida.
Transmissão ao vivo pelo canal da Academia Brasileira de Letras (ABL) no YouTube.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O Acervo Lygia Fagundes Telles chegou ao Instituto Moreira Salles em 2004. É formado de biblioteca de cerca de 1.032 itens, entre livros e periódicos; e de arquivo com datiloscritos, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e fotografias. O acervo conta ainda com a máquina de escrever da escritora.
Ana Maria Machado
Ganhadora de três Jabutis e do Machado de Assis, o maior prêmio literário nacional para conjunto de obra, Ana Maria Machado é autora de 10 romances, 11 livros de ensaios e numerosos infantojuvenis, pelos quais recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen. Ocupa a cadeira nº1 da Academia Brasileira de Letras.
Elizama Almeida
Doutoranda do Programa Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra, é mestre pela PUC-Rio com pesquisa sobre o Museu da Literatura Brasileira criado por Lygia Fagundes Telles na década de 1970. Faz parte do ICOM e trabalha no Instituto Moreira Salles.
Lúcia Riff
É psicóloga e em 1991 fundou a Agência Literária Riff. Desde então, tem representado diversos escritores brasileiros, entre estreantes e consagrados, como Lygia. Atua no mercado editorial e com direitos autorais e de imagem desde 1983.
Quando
11/5/23, quinta, às 17h30.
Onde
Academia Brasileira de Letras
Teatro Raimundo Magalhães Jr - 1º andar
Av. Presidente Wilson, 203
Rio de Janeiro/RJ
Transmissão ao vivo pelo canal da Academia Brasileira de Letras (ABL) no YouTube►
Entrada gratuita
Lugares limitados. Não é necessário se inscrever antecipadamente.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).