O Japão sofreu mudanças drásticas após a Segunda Guerra Mundial e, nesse período, a fotografia se tornou uma das linguagens artísticas mais utilizadas no país, na tentativa de compreender e capturar as tensões e os conflitos no pós-guerra. Surgem fotógrafos que desenvolvem uma nova maneira de documentar as transformações de sua realidade, e o indivíduo por trás da câmera passa a ter cada vez mais importância. Uma nova filosofia estética aparece como possibilidade criadora. Este curso abordará os trabalhos dos principais fotógrafos japoneses do período que se inicia na década de 1960 e chega até os dias de hoje, a importância histórica dessas obras e o percurso estético de seus criadores.
Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.
Curso relacionado à exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva no IMS Paulista.
Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas. Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
1) O fim da Segunda Guerra e a ocupação norte-americana. O Realismo Japonês de Ken Domon e Ihei Kimura e as transformações estruturais na sociedade japonesa. O surgimento do Grupo Vivo e uma nova fotografia japonesa. Shomei Tomatsu e as consequências da guerra.
2) O movimento estudantil e uma fotografia política. A revista Provoke e sua influência. Takuma Nakahira e a arte do reducionismo: a Bienal de Paris, a fotografia como interface e uma nova construção. Daido Moriyama e a fotografia de rua.
3) Fotógrafas japonesas na década de 1960 e 1970. Toyoko Tokiwa, o trabalho feminino e a ocupação americana em Yokohama. Ishiuchi Miyako, um olhar político e subjetivo e os vestígios da passagem do tempo. Tamiko Nishimura, suas jornadas pelo Japão e uma fotografia nômade.
4) A fotografia japonesa contemporânea dos anos 1980 até hoje. Hiroshi Sugimoto e a transitoriedade do tempo. Rinko Kawauchi, a simplicidade da vida e as imagens líricas. Daisuke Yokota, a fotografia experimental e seus limites. Lieko Shiga, entre o fantástico e o documental.
É fotógrafo, professor e pesquisador. Vem se dedicando ao ensino da fotografia há dezessete anos em diversas instituições, como MAM-SP, Panamericana, MIS, Sesc-SP, CCSP e Universidade Paulista. Seu foco de estudo e ensino é voltado à compreensão e ao desenvolvimento da linguagem fotográfica como expressão e seus processos de construção e criação. Há oito anos também estuda e pesquisa a fotografia japonesa, com ênfase no período iniciado no pós-guerra até os dias atuais. No ano de 2020, foi contemplado com a bolsa de pesquisa da Ishibashi Foundation/Japan Foundation para aprofundar sua pesquisa em Tóquio.
ESGOTADO
Quando
19 e 26/4, 3 e 10/5/2022, terças, das 19h às 21h
Inscrição
Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas.
Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
4 encontros, R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia). Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Lugares limitados (25 vagas)
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Protocolos de participação
A entrada ao IMS Paulista será liberada mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto.
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►
Vacine-se. Use máscara, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.