Idioma EN
Contraste

No verbo do silêncio a síntese do grito

Por Walter Firmo

Visita guiada

Com o fotógrafo Walter Firmo. Relacionada à exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito

Quando

8/10/2022, sábado, às 11h

Evento gratuito

Lugares limitados. Mais informações abaixo

IMS Paulista

Galeria 3 - 8º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Depois de mais de cinco meses em cartaz, a exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito se despede neste domingo do IMS Paulista, mas não sem um fecho à altura. No sábado 8/10, o fotógrafo Walter Firmo conduz uma visita guiada pelas obras selecionadas entre as cerca de 145 mil de seu acervo sob a guarda do IMS, e que ele define como "um inventário da sociedade brasileira".

Sergio Burgi, curador da exposição ao lado de Janaína Damaceno, aponta que Firmo, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, filho único de pai negro e mãe branca, "construiu a poética e a poesia de seu olhar voltado principalmente para a elaboração de um registro amplo e generoso da população negra e suburbana da cidade". Um olhar, observa ele, que estenderia em seguida para a população negra de todo o país, "em suas lidas cotidianas, religiosidades, festas e múltiplas manifestações culturais, verdadeira ode à integridade, altivez, força, resiliência e resistência das pessoas negras, desejo permanente de justiça num país que insiste em permanecer estruturalmente estamental e segregacionista".

Carnaval. Rio de Janeiro, RJ, 1985. Coleção Walter Firmo / Acervo Instituto Moreira Salles.

Sobre Walter Firmo

Carioca nascido em 1937, Walter Firmo ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz no jornal Última Hora. Trabalhou em diversos jornais e revistas e ganhou prêmios como o Esso de Reportagem, em 1963, por “Cem dias na Amazônia de ninguém”, matéria publicada no Jornal do Brasil com fotos e texto seus. Chamado de “mestre da cor”, Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil, do carnaval do Rio ao bumba-meu-boi no Maranhão.


Catálogo

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito

A publicação traz as obras do autor presentes na exposição, além de textos de autoria do próprio Firmo, de João Fernandes, diretor artístico do IMS, e dos curadores Sergio Burgi e Janaina Damaceno Gomes. O livro também traz uma entrevista do fotógrafo em conversa com os curadores e com o jornalista Nabor Jr., editor da revista O Melenick 2° Ato, além de uma cronologia do fotógrafo assinada por Andrea Wanderley.

Comprar na loja online do IMS ►


Como participar

Quando
8/10/2022, sábado, às 11h

Entrada gratuita
Lugares limitados, por ordem de chegada.
Evento sujeito à lotação.

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►

O uso da máscara é recomendado.


Exposição relacionada