Dez anos da Bolsa ZUM/IMS
Exposição
Encerrada
1/4 a 30/7/2023
Pivô
Av. Ipiranga, 200
São Paulo/SP
Horário
Quarta a sábado, das 13h às 19h
Domingo, das 12h às 18h
A exposição Entre nós: dez anos da Bolsa ZUM/IMS traz obras dos artistas e coletivos contemplados pela bolsa de fomento à produção contemporânea criada pelo IMS em 2013. A mostra vai até o dia 30 de julho no Pivô, em São Paulo, que também comemora 10 anos de existência.
A coletiva, que inaugura a parceria entre as duas instituições, reúne obras inéditas em fotografia, vídeo e outros suportes para oferecer um panorama da arte produzida no Brasil nos últimos anos. Boa parte das obras tratam de histórias pessoais como ponto de partida para pensar as questões sociais e políticas do país. Estão presentes na exposição trabalhos sobre a história da escravidão, a imigração transatlântica, o racismo, os papéis sociais e de gênero, os limites da loucura, a cultura pop, o acesso às cidades, as utopias e distopias.
São obras de Aleta Valente, Aline Motta, Bárbara Wagner, Castiel Vitorino, Coletivo Garapa, Coletivo Trema, Dias & Riedweg, Dora Longo Bahia, Eustáquio Neves, Glicéria Tupinambá, Helena Martins-Costa, Igi Ayedun, João Castilho, Letícia Ramos, Rafael BQueer, Sofia Borges, Tatewaki Nio, Tiago Sant´Ana, Val Souza e Vijai Patchinelaam. A curadoria é de Thyago Nogueira, Daniele Queiroz e Ângelo Manjabosco. As obras da exposição pertencem à Coleção Contemporânea do Instituto Moreira Salles.
Desde 2013, a Bolsa ZUM premia dois projetos artísticos por ano.
Curadoria
Thyago Nogueira
Daniele Queiroz
Ângelo Manjabosco
Assistência de curadoria
Ana Carla Soler
Exposição encerrada
Entrada gratuita
1/4 a 30/7/2023
Quarta a sábado, das 13h às 19h
Domingo, das 12h às 18h.
Pivô
Edifício Copan, loja 54
Av. Ipiranga, 200
São Paulo/SP
Preparamos recursos de Acessibilidade para uso por pessoas com ou sem deficiência, em páginas que facilitam o acesso por leitores de tela. Nesta exposição temos audiodescrições de algumas obras e transcrições de parte desse conteúdo.
Uma série de vídeos de Maria Clara Villas em parceria com Marcell Carrasco apresentando artistas participantes da exposição.
Depoimentos de Thyago Nogueira, Daniele Queiroz e Ângelo Manjabosco, curadores da exposição, em vídeo de Maria Clara Villas e Marcell Carrasco.
Visita guiada com Thyago Nogueira, Daniele Queiroz e Ângelo Manjabosco, curadores da exposição, em vídeo com áudio em português e recursos de Acessibilidade (legendas em português e inglês e interpretação em Libras).
Não há novos eventos previstos.