Idioma EN
Contraste

Geraldo de Barros e a fotografia

O projeto Geraldo de Barros e a fotografia envolve livro e exposição homônimos que abordam a relação de um dos mais importantes artistas do movimento concretista brasileiro, o fotógrafo, designer e pintor brasileiro Geraldo de Barros (1923-1998). O livro e a exposição de Geraldo de Barros estão organizados em três núcleos que correspondem aos momentos-chave em que o artista trabalhou de forma direta ou indireta com a imagem fotográfica e resgatam aspectos históricos e o caráter experimental da sua obra fotográfica, enfocando sua relação com as gravuras e pinturas realizadas entre os anos 1940 e 1990. Resultado de parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Sesc São Paulo, a exposição esteve em cartaz no IMS Rio e no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

Online #GeraldoBarrosIMS
Imprensa (11) 3371-4455 | [email protected]

Curadoria

Heloisa Espada

Assistência de curadoria
Giovanna Bragaglia


Itinerário da exposição


Rio de Janeiro, 2014-2015

Geraldo de Barros e a fotografia
18/10/2014 a 22/2/2015

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Entrada gratuita. Terça a domingo e feriados das 11h às 20h (fechado às segundas).

Mais sobre o IMS Rio ►

Clique na imagem para ampliá-la

São Paulo, 2015

Geraldo de Barros e a fotografia
8/4 a 31/5/2015

Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo/SP, Brasil

Mais sobre a exposição no site do Sesc Belenzinho ►


Seleção de obras

Clique na imagem para ampliá-la

Catálogo

Fruto de anos de pesquisa, o livro de 300 páginas traz imagens das obras e textos inéditos de Heloisa Espada, Simone Förster, João Bandeira, Tadeu Chiarelli e Giovanna Bragaglia, que enfocam assuntos ainda pouco abordados sobre a trajetória de Geraldo de Barros, tais como sua atuação no Foto Cine Clube Bandeirante, a relação de sua obra com a fotografia europeia do segundo pós-guerra, a presença da fotografia em suas pinturas pop e a inédita série Sobras. A exposição, por sua vez, conta com mais de 250 obras selecionadas, vindas de diversos acervos, como do acervo do IMS, Acervo Sesc de Arte Brasileira, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Musée de L’Elysée, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, resgatando tanto os aspectos históricos quanto o caráter experimental da obra fotográfica do artista.

Considerado um dos pioneiros da fotografia abstrata e do modernismo no Brasil, Geraldo de Barros se destacou como designer, pintor e fotógrafo, sempre atuando na fronteira entre fotografia e arte. Iniciou a carreira pintando figuras e paisagens, mas tornou-se conhecido ao estabelecer vínculos com a arte experimental, especialmente ao misturar gravuras e pinturas com a fotografia. Ao longo de sua trajetória, foi fundador e membro de diversas associações artísticas, tais como o Grupo 15, os grupos Ruptura e Forminform, a cooperativa de produção de móveis Unilabor, a Galeria Rex e a indústria de móveis Hobjeto.


Sobre Geraldo de Barros

Geraldo de Barros (Chavantes, SP, 1923 – São Paulo, 1998) é um dos maiores nomes da história da arte, do design e da fotografia no Brasil. Iniciou sua carreira dedicando-se à pintura de figura e paisagens, mas tornou-se conhecido como um dos pioneiros da pintura e da fotografia abstrata no país. Aos 26 anos de idade, ingressou no Foto Cine Clube Bandeirante, principal espaço voltado à fotografia em São Paulo, e, ao longo de sua trajetória, foi fundador e membro de diversas associações artísticas, tais como: o Grupo 15, o grupo Ruptura, o grupo Forminform, a cooperativa de produção de móveis Unilabor a Galeria Rex e a indústria de móveis Hobjeto.


Eventos

Lançamento do livro Geraldo de Barros e a Fotografia na Flip 2015
Paraty, RJ | 3/7/2015

Conversas na galeria: Paulo Sergio Duarte sobre Geraldo de Barros
IMS Rio | 31/1/2015

Conversas na galeria: Felipe Scovino sobre Geraldo de Barros
IMS Rio | 11/12/2014

Geraldo de Barros e o autorretrato
IMS Rio | 21/11/2014

Exibição do filme Sobras em obras, de Michel Favre
IMS Rio | 18/10/2014

Visita guiada com a curadora Heloisa Espada e a artista Fabiana de Barros
IMS Rio | 18/10/2014


Vídeos


Conteúdo relacionado


Loja do IMS