Exposição
Encerrada
15/5/2021 a 6/3/2022
IMS Poços
Pavimento superior e inferior
Rua Teresópolis, 90 - Poços de Caldas/MG
Horário
*Mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS POÇOS ►
A mostra Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas exibe a produção de Limercy Forlin (1921-1986). O fotógrafo foi proprietário de um importante estúdio de fotografia em Poços de Caldas, onde registrou muitos dos habitantes da cidade – políticos e figuras conhecidas da região, mas também profissionais liberais, operários e imigrantes. Também foi em seu estabelecimento que muitas mulheres tiraram suas primeiras fotografias para as carteiras de trabalho. Em 2016, seus herdeiros doaram ao IMS uma grande coleção de seus negativos.
Essa exposição reúne aproximadamente 7.500 retratos dos moradores da cidade mineira, produzidos por Forlin entre 1958 e 1982. As imagens serão apresentadas seguindo a lógica do calendário, de acordo com a organização original do fotógrafo: em seu estúdio, cada foto era colocada em um envelope, com o nome e o dia do nascimento do retratado. Os envelopes eram guardados em gavetas, subdivididas pelos meses e dias do ano, em ordem alfabética. Quando um cliente retornava para fazer um novo retrato, seu envelope era localizado pela data de aniversário, e o novo negativo era arquivado juntamente com os de fotografias anteriores. No acervo, há, assim, imagens de pessoas que Forlin retratou em momentos distintos da vida, da juventude à velhice.
Curadoria
Teodoro Stein Carvalho Dias
Online
expolimercyforlin.ims.com.br
#ExpoLimercyForlin
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas
CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 737 - Belo Horizonte/MG)
27/10/2022 a 4/2/2023
João Fernandes, diretor artístico do IMS, e Teodoro Stein Carvalho Dias, curador da exposição, apresentam em vídeo editado por Laura Liuzzi o conceito da mostra e a obra do fotógrafo comercial que registrou a vida de milhares de moradores de Poços de Caldas ao longo de décadas, com depoimentos dos filhos Marcia e Carlos Alberto Forlin e da neta Camila Forlin.
Quem você encontrou na exposição?
Estamos em busca das lembranças trazidas pela exposição de Limercy Forlin para identificar as pessoas nos retratos.
Você se encontrou na exposição? Encontrou alguém que conheça?
Compartilhe seu relato ►
Exposição encerrada
Entrada gratuita*
15/5/2021 a 6/3/2022
Terça a domingo e feriados (exceto às segundas), das 13h às 19h.
IMS Poços
Pavimento superior e inferior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG
*Mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS POÇOS ►
Contato
(35) 3722-2776
[email protected]
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
Já estão disponíveis nesta playlist os quatro vídeos produzidos pela equipe de Educação do IMS em busca de olhares peculiares para a exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas. Neles, o curador da mostra, Teodoro Dias, o professor, pesquisador e antropólogo Stelio Marras, a professora e ativista Maria José de Souza (Tita) e o fotógrafo e jornalista Leo Felipe falam sobre suas relações com a exposição e traçam perspectivas sobre o acervo Limercy Forlin.
Nascido em 1921 em uma família de imigrantes italianos, Limercy Forlin (1921-1986) vivia em Vargem Grande do Sul (SP). Com 24 anos, partiu para Poços de Caldas (MG) em busca de oportunidades econômicas. No novo destino, consolidou-se no ramo da fotografia, comandando um estúdio fotográfico com a esposa, Zizi Forlin, entre 1958 e 1982. Pelo local passaram de políticos e figuras conhecidas da região a profissionais liberais, operários e imigrantes. Também foi no Foto Limercy que muitas mulheres tiraram fotografias para suas primeiras carteiras de trabalho.
Não há novos eventos previstos.