Idioma EN
Contraste

São Paulo, fora de alcance

Fotografias de Mauro Restiffe

Exposição

Entrada gratuita
17 de agosto de 2019 a 22 de março de 2020

IMS Poços

Pavimento superior
Rua Teresópolis, 90 - Poços de Caldas/MG

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h.

Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. A exposição São Paulo, fora de alcance, em cartaz  no IMS Poços, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.

As 18 obras selecionadas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.

Curadoria
Thyago Nogueira
Valentina Tong (assistente)
Online
saopauloforadealcance.ims.com.br
#SaoPauloForaDeAlcance
Contato
(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

De 17 de agosto de 2019 a 22 de março de 2020.

Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 13h às 19h.

IMS Poços
Pavimento superior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG


Obras


Vídeos


Catálogo

São Paulo, fora de alcance

Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo, realizadas em caminhadas pelo bairro da Luz em 2012 e por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera.

112 páginas. Formato: 29 x 22 cm.
Preço: R$ 89,90


Sobre Mauro Restiffe

Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo, em 1970. Formou-se em cinema pela Faap e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel. Expôs no Rio de Janeiro em 2006, na galeria Laura Marsiaj.


Eventos paralelos

IMS Poços

Fora de Alcance | Oficina
7, 8 e 15 de março de 2020, sábado e domingo, das 14h às 18h
Vendas pelo Eventbrite - a partir de 24/2


Conteúdo Relacionado


Itinerário da exposição

São Paulo, Brasil
De 14 de abril a 26 de agosto de 2018
Página da exposição São Paulo, fora de alcance: fotografias de Mauro Restiffe no IMS Paulista

Rio de Janeiro, Brasil
De 08 de junho a 28 de setembro de 2014
Página da exposição São Paulo, fora de alcance: fotografias de Mauro Restiffe no IMS Rio


Sobre os acervos

Mais IMS