A programação de filmes batizada Um Brasil para Carolina, exibida no site do IMS entre os meses de dezembro de 2021, janeiro e fevereiro de 2022, em paralelo à exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, busca expandir e refletir, por meio do cinema e das imagens, alguns dos aspectos entre os mais fundamentais do projeto estético, político, social e racial próprio da autora. Com a reabertura do cinema, a curadoria traz dois títulos que conversam com a temática da exposição para serem exibidos em tela.
As exibições serão antecedidas por uma apresentação em vídeo de Bruno Galindo, curador da mostra Um Brasil para Carolina.
Desaparecidos
Danddara | Brasil | 2017, 15', Arquivo digital
A busca pelas vítimas da ditadura no Brasil é a face de um modus operandi do terrorismo de Estado, militaresco e branco do Brasil, mas revela também cisões internas na narrativa hegemônica de uma resistência esclarecida em todos os sentidos. Muitos dos ossos que nunca acharemos, mesmo que sejam apenas o pós do que foram os ossos, ainda são negros.
Um dia com Jerusa
Viviane Ferreira | Brasil | 2020, 74', DCP
A solidão é uma espécie de camada invisível que, aos poucos, cobre, como num véu ou numa bolha, toda a experiência de ser mulher negra no Brasil. Bisavós, avós, mães e tantas camadas interiores. É, como dizem, sobre o silêncio de permanecer quando ninguém mais está lá, mas saber também que, depois do silêncio, como Jerusa, há que se cantar a vida toda que berra lá fora.
As exibições serão antecedidas por uma apresentação em vídeo de Bruno Galindo, curador da mostra Um Brasil para Carolina.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Bruno Galindo tem 26 anos e atua como roteirista, assistente de roteiro e curador. No curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (SP), seguiu as ênfases em roteiro e hipermídia. Tem como suas maiores paixões as narrativas históricas e os gêneros ficção científica e fantasia, assim como os materiais de arquivo, desenvolvendo projetos que se utilizam de tais universos para a proposição de histórias e personagens centradas sobretudo na experiência negra e LGBTQIAP+ do Brasil.
IMS Paulista
Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Mediante apresentação do certificado de vacinação e documento oficial com foto.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Classificação indicativa: 12 anos
Não haverá exibição no IMS Rio.
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.
A programação de filmes batizada Um Brasil para Carolina, exibida ao longo da exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros. busca expandir e refletir, por meio do cinema e das imagens, alguns dos aspectos mais fundamentais do projeto estético, político, social e racial próprio da autora.
Programação
Nenhum evento encontrado.