Donbass é uma região no leste da Ucrânia ocupada por diversas gangues criminosas e tomada por uma guerra híbrida. A disputa envolve um conflito armado entre o exército ucraniano, auxiliado por voluntários, e gangues separatistas, auxiliadas pelas tropas russas. Em paralelo, ocorrem assassinatos e roubos em larga escala e uma gradual degradação da população civil. Em Donbass, a guerra é chamada de “paz”, propaganda é tratada como “verdade” e o ódio é manifestado como “amor”.
Em entrevista à revista Film Comment, Loznitsa analisa Donbass em relação a seus filmes anteriores, Uma criatura gentil e Dia da Vitória:
“Todos esses filmes lidam com o tema da decadência e desintegração, o processo que vem ocorrendo no território do antigo Império Russo desde a Revolução de 1917. E todos esses filmes contêm traços, ecos, vislumbres, reflexos da guerra. Neste filme mais recente, não é mais uma pista. Substituímos as pistas para a nomeação direta. Porque isso é algo que realmente aconteceu, e pode ser que meus filmes apresentem algum tipo de imagem espelhada do que está acontecendo. O elemento novo, que faz este filme diferente dos meus anteriores, é que não há nenhum protagonista. [Os personagens] Apenas desaparecem por completo. Faz muito tempo que eu queria experimentar essa estrutura. Fui inspirado pelos experimentos de Eisenstein, e eu usei a mesma técnica de Buñuel em O fantasma da liberdade. É uma reunião de episódios e, em cada um, há um personagem que nos leva para o próximo. A minha intenção era que cada episódio do filme mostrasse um lado, uma manifestação, um aspecto desse processo onipresente de desintegração e decadência. Quase todo episódio tem uma referência documental, em que há pessoas que filmam esses tipos de situações – eventos que aconteceram de verdade – com seus celulares e puseram os vídeos na internet.
Talvez esse seja o filme mais malicioso que eu fiz até agora. Mais cruel. Vamos chamá-lo de ‘um filme raivoso’. Talvez isso se deva à minha postura frente a essa guerra.”
Donbass estreou este ano no Festival de Cannes, onde recebeu o prêmio de Melhor Direção na mostra Um Certo Olhar.
As aulas e o debate terão tradução simultânea para o português.
IMS Paulista
Mostra Vestígios e ruptura: o cinema de Sergei Loznitsa
De 2 a 14 de outubro de 2018 | IMS Paulista
Masterclass: Documentário na ficção e vice-versa
4 de outubro, quinta-feira, 19h | IMS Paulista
O diretor Sergei Loznitsa propõe uma discussão sobre a relação entre elementos de "documentário" e "ficção" em Donbass.
Masterclass: Som no cinema
5 de outubro, sexta-feira, 19h | IMS Paulista
Loznitsa discute os principais critérios para trabalhar com o som, tanto no documentário quanto na ficção. Aborda do seu trabalho documental inicial até seus filmes de ficção mais recentes.
Donbass + debate
6 de outubro, sábado, 15h | IMS Paulista
Sessão seguida de debate com o diretor Sergei Loznitsa e a produtora Maria Choustova.
IMS Rio
Mostra Vestígios e ruptura: o cinema de Sergei Loznitsa
De 4 a 14 de outubro de 2018 | IMS Rio
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.