Aufschub
Direção
Informações
2007. 40min. 14 anos
Formato de exibição
Sessão com debate
Harun Farocki investiga um conjunto de cenas silenciosas, em preto e branco, realizadas em 1944, em Westerbork, um campo de refugiados holandês criado em 1939 para abrigar judeus foragidos da Alemanha. Em 1942, após a ocupação da Holanda, os nazistas o transformaram num “campo de trânsito”, onde os detentos viviam antes de serem deportados novamente para a Alemanha. As imagens foram realizadas pelo fotógrafo judeu Rudolf Breslauer, que viveu em Westerbork.
Em depoimento, Farocki relata como, uma vez de posse das filmagens de Breslauer, “ficamos procurando por detalhes e tentado descobrir as intenções de representação de cada sequência a partir de informações do contexto. Propus-me fazer um filme no espírito desses estudos, que registrasse também o processo das investigações das imagens. O material básico é mudo e o mantive assim, acrescentando apenas legendas. As imagens devem falar por si.”
Excerto do texto “Berta vermelha vai andando sem amor”, disponível no folheto da exposição Harun Farocki: quem é responsável?
Além de Intervalo, será exibido também o filme Imagens do mundo e inscrição da guerra. Os dois filmes integram a mostra Filmes de Harun Farocki.
No dia 16/5/2019, após a sessão de Intervalo, haverá debate com João Moreira Salles e Eduardo Escorel.
PARTICIPANTES
João Moreira Salles é documentarista e editor da revista piauí. Dirigiu Santiago, Entreatos e Nelson Freire, entre outros.
Eduardo Escorel é cineasta. Entre outros filmes, dirigiu Visão de Juazeiro (1970), Lição de amor (1975), O tempo e o lugar (2008) e o documentário Imagens do Estado Novo, 1937-45.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Entrada gratuita. Lugares limitados, por ordem de chegada, sem distribuição de senhas.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.